Soja

Programa Soja Plus oferece palestras e cursos de legislação trabalhista e ambiental e crédito rural

Os técnicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que prestam assistência técnica pelo Programa Soja Plus em fazendas de Minas Gerais, participarão do 1º Ciclo de Palestras e Capacitações Soja Plus, que acontecerá entre os dias 11 de junho e 4 de julho, em dependências da UFV


Publicado em: 25/05/2015 às 09:10hs

Programa Soja Plus oferece palestras e cursos de legislação trabalhista e ambiental e crédito rural

Especialistas em financiamento agrícola do Banco do Brasil e da empresa Nucleus, que atua na área de legislação trabalhista, além de representantes de empresas associadas à Abiove e do sistema Faemg, estão entre os instrutores que ministrarão os cursos.

O objetivo do 1º Ciclo de Palestras e Capacitações é contribuir para um melhor treinamento dos técnicos da UFV que prestarão assistência técnica nas fazendas mineiras inscritas no Soja Plus, o programa de melhoria contínua da gestão econômica, social e ambiental da sojicultura brasileira, criado em 2011.

O Soja Plus, coordenado regionalmente pelo Sistema Faemg e, em nível nacional, pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), segue, em Minas Gerais, um modelo diferente em relação ao programa em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na Bahia. Em Minas, os técnicos da UFV, reconhecida como uma das melhores escolas brasileiras em ciências agrárias, permanecem na propriedade por 15 dias e realizam uma assistência técnica completa, orientando os proprietários para o atendimento à rigorosa legislação social e ambiental brasileira.

O Programa de Estágios Soja Plus é uma parceria entre Abiove, Equipe Agroplus/UFV e Sistema Faemg, com participação do Banco do Brasil, da Cargill e da Algar Agro.

Programa do 1º Ciclo de Palestras e Capacitações – No dia 11 de junho, a palestra sobre Mercado de Trabalho na Cadeia de Soja será ministrada por representante da área de RH da Cargill, empresa associada à Abiove. No dia 12, falará sobre financiamento ao agronegócio Carlos Tuma, gerente geral de assessoramento técnico ao agronegócio do BB. No dia 13, ele dará um curso sobre processo de crédito e serviços técnicos para o agronegócio, exclusivamente para estagiários da fase 2 do programa de estágios Soja Plus. A palestra do dia 25 de junho, sobre legislação trabalhista no agronegócio, será ministrada por Fabiano Silva, da empresa Nucleus. Nos dias 26 e 27, esse mesmo professor dará um curso sobre saúde e segurança do trabalho na agricultura.

No dia 3 de julho, haverá o IV Workshop Soja Sustentável, no campus florestal. A programação desse evento será divulgada no site www.agroplusufv.com.br. No dia 4 de julho, o curso sobre legislação ambiental e extensão rural será desenvolvido pelo superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), ligado ao Sistema Faemg, Pierre Vilela.