Bovinos Leite

Programa para melhoria de pequenos rebanhos leiteiros deve ser implantando em Rondônia

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, participa na próxima sexta-feira (29/05) de reunião com o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, e com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Cesar Padovani


Publicado em: 28/05/2015 às 15:50hs

Programa para melhoria de pequenos rebanhos leiteiros deve ser implantando em Rondônia

Durante o encontro, que ocorrerá durante a 4ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná (RO), será avaliada a implantação do programa Pró-Fêmeas no Estado de Rondônia.

Criado para garantir o acesso de pequenos e médios produtores rurais à fêmeas de alta qualidade genética, o programa foi implantado recentemente em Minas Gerais, mas a Girolando pretende expandi-lo para outras regiões do Brasil. Segundo a entidade, o uso de fêmeas geneticamente superiores garante o aumento da produção e da qualidade do leite das propriedades, além de reduzir custos.

O Pró-Fêmeas comercializa os animais por meio de feiras e leilões em cidades que apresentam demanda para a aquisição de fêmeas Girolando. Os pequenos produtores ainda contam com crédito rural para compra dos animais.

Jornada Técnica Girolando na Rondônia Rural Show - Em Rondônia, acontecerá a Jornada Técnica Girolando entre os dias 29 e 30 de maio no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. Os técnicos da entidade Kléber Nunes, Maurício Venâncio e Frederico Paiva ministrarão as aulas teóricas e práticas. O evento, que acontecerá durante a 4ª Rondônia Rural Show, tem como objetivo promover o conhecimento e incentivar a criação do gado Girolando.

Entre os assuntos abordados estão: história e evolução da raça Girolando, escrituração zootécnica, melhoramento genético, controle leiteiro, teste de progênie, padrão racial, diferenciação dos graus de sangue, morfologia de animais leiteiros, estratégias de cruzamentos, acasalamentos e sistema Web Girolando.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

◄ Leia outras notícias