Saúde Animal

Programa de Controle de Carrapatos da Zoetis combate ectoparasitas e pode melhorar ganho de peso em mais de 70%

Estudo cientifico comprova a eficácia do protocolo da Zoetis, melhorando a saúde e o ganho de peso dos animais tratados com os produtos da companhia, em comparação ao uso de outros medicamentos


Publicado em: 15/12/2017 às 15:00hs

Programa de Controle de Carrapatos da Zoetis combate ectoparasitas e pode melhorar ganho de peso em mais de 70%

A Zoetis, líder mundial em saúde animal, desenvolveu em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um Programa de Controle Estratégico de Carrapatos com o objetivo de oferecer ao produtor uma solução mais eficaz no combate a este ectoparasita.

Uma das maiores dificuldades no combate ao carrapato é que, de modo geral, esse parasita se encontra predominantemente no ambiente em forma de ovos, nas fêmeas em fase de postura e larvas – apenas cerca de 5% dos carrapatos se encontram sobre o hospedeiro. Além disso, o excesso de tratamentos aleatórios, sem considerar a epidemiologia do parasito, estimula o desenvolvimento da resistência com o passar do tempo. Para conseguir um controle mais eficiente, a Zoetis desenvolveu um protocolo que combina vários princípios ativos para promover um controle mais eficaz do parasita tanto no animal quanto no ambiente.

“Realizamos um estudo cientifico de longa duração para atestar a eficiência dos produtos. Utilizamos 78 animais da raça Angus que foram divididos em três grupos diferentes e avaliados por um periodo de 197 dias. O primeiro grupo, denominado T1, foi tratado com medicamentos convencionais para carrapatos; o segundo, chamado T2, usou o protocolo da Zoetis que incluía produtos como Tackzuron®, Dectomax® e Treo Ace®; e o terceiro grupo, T3, também seguiu um protocolo da Zoetis porém com aplicações de Tackzuron, Cydectin® e Onyx®”, explica Pablo Paiva, Gerente de Produto da Linha de Antiparasitários e Vacinas Clostridiais para a Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Zoetis.

Todos os animais passaram por avaliações quinzenais durante os 12 meses de pesquisa. As avaliações mostraram que o grupo T1 – que não usou o protocolo da Zoetis – ganhou menos peso do que os demais grupos que foram tratados com o protocolo Zoetis, como mostra a tabela abaixo:

Elio Moro, gerente de Serviços Técnicos, da Unidade de Bovinos e Equinos da Zoetis, explica os principais motivos para a eficácia do resultado do protocolo da Zoetis: “O sucesso no controle de carrapatos com o uso do protocolo se deve a associação entre o Tackzuron, que inibe o parasita de produzir quitina, e assim impede o carrapto de se desenvolver, e os endectocidas que atuam sobre todas as fases do carrapato, além de promoverem uma proteção mais prolongada contra as reinfestações.”Para uma maior eficiência, o tratamento deve ser feito anualmente, permitindo ao produtor manter a infestação a um nível aceitavel que não comprometa a produção dos bovinos”, ressalta Elio.