Certificação

Programa Certifica Minas Café já conta com 1.487 propriedades no Estado

Minas Gerais possui 1.487 propriedades de café certificadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária(IMA) quanto às boas praticas de produção


Publicado em: 29/01/2015 às 13:15hs

Programa Certifica Minas Café já conta com 1.487 propriedades no Estado

Esta atividade faz parte do Programa Certifica Minas Café, do Governo de Minas Gerais, que é executado pelo IMA e Emater-MG - ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O Certifica Minas Café tem como principal objetivo implantar boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras mineiras, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional.

O coordenador do Certifica Minas Café na Gerência de Certificação do IMA, Rogério Fernandes, explica que o programa de certificação é um grande exemplo de como uma iniciativa governamental tem potencial para mudar a realidade de um sistema produtivo, melhorando a vida do produtor. "Mais importante do que as possibilidades de ágio e ganho de mercado, a grande marca do Certifica Minas Café é a melhoria na gestão das propriedades e na relação socioambiental do sistema de produção, alcançadas quando os produtores cumprem as normas da certificação" afirma.

Uma grande conquista alcançada pelo Certifica Minas Café, em 2014, foi a conclusão de uma parceria com a UTZ Certified- certificadora de reconhecimento internacional. Por meio desta parceria, as 1.487 propriedades certificadas podem formar grupos de certificação e solicitar a equivalência com a UTZ Certified - ANO 1, sem necessidade de uma nova auditoria. Desta forma, os produtores terão acesso ao mercado externo, com possibilidade de ágio na venda de seus cafés.

Além da assistência técnica da Emater-MG e das auditorias internas do IMA - ambas realizadas sem ônus aos produtores - o programa contou, em 2014, também com a atuação das certificadoras externas IMO Control, Savassi e a World Quality Services (WQS).

Fonte: Agência Minas

◄ Leia outras notícias