Turismo Rural

Profissionais do sul de Minas buscam qualificação em turismo rural

Dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) mostram que Minas Gerais tem avançado no setor do turismo rural. Os números apontam que o segmento tem cada vez mais adeptos e o desempenho tem sido positivo


Publicado em: 07/08/2017 às 15:20hs

Profissionais do sul de Minas buscam qualificação em turismo rural

De acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur), o crescimento anual do Turismo Rural Mineiro tem sido entre 18 e 20%.

O SENAR MINAS tem levado para produtores e profissionais da área informações e ferramentas que favorecem o aumento do negócio. Por meio de treinamento específico, o participante aperfeiçoa e conhece como funciona esse mercado; as técnicas e as inovações que ajudam a ampliar e a entender com detalhe o setor do turismo rural. Carrancas, município do sul de Minas, é reconhecida pelos turistas como a “cidade das cachoeiras”.

São dezenas de quedas d’água naturais que deixam a paisagem ainda mais exuberante e atraente para quem busca paz e tranquilidade. Exatamente para ajudar a ressaltar e divulgar ainda mais esse patrimônio, o Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura de Carrancas, promoveu o curso de Turismo Rural: A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros.

O treinamento, que tem como objetivo ensinar como conduzir grupos em ambientes naturais, foi ministrado pelo turismólogo especialista em Ecoturismo e mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade, Gustavo de Paiva Resende Toledo. Segundo o instrutor, a maioria dos participantes já atua como guias de turismo na cidade, mas “ao longo do curso eles tiveram a oportunidade de lapidar seus conhecimentos e habilidades”, explica.

O conteúdo aplicado mostra o conceito de turismo e as tendências da atividade. Também é discutido com a turma os impactos (sociais, econômicos, ambientais e culturais), o turismo sustentável, o associativismo, o perfil de um condutor, habilidades, equipamentos que devem ser utilizados, técnicas de segurança e condução, prevenção de acidentes, como fazer análise de trilhas e roteiros etc.

Como trabalho final, os alunos tiveram que elaborar dois novos roteiros turísticos complementares, que valorizassem o potencial histórico-cultural do local. O trabalho foi construído com base nos roteiros de ecoturismo já comercializados pelas agências de turismo de Carrancas.

Fonte: Página Rural

◄ Leia outras notícias