Nutrição

Produtores preparam a silagem para alimentar o gado em período de seca

Silagem é feita com a trituração da palha e do milho. Produto irá alimentar 20 mil cabeças de gado leiteiro em Sergipe.


Publicado em: 02/09/2014 às 18:20hs

Produtores preparam a silagem para alimentar o gado em período de seca

A chuva em boa quantidade contribuiu com as plantações em propriedade de Sergipe. Muitos agricultores do estado estão preparando a silagem para alimentar o gado nos períodos de seca. O produto irá alimentar 20 mil cabeças de gado leiteiro.

O pasto verde toma conta de Monte Alegre de Sergipe, no sertão de Sergipe. Desde junho, houve aumento de 20% no volume de chuva em relação ao esperado para o período. A chuva ajudou a lavoura do milho.

"No ano passado as plantas estavam ressequidas por conta da falta de chuvas. Como esse ano as chuvas foram regulares, a gente está tendo uma boa produção para esse material ser transformado em silagem”, diz o técnico agrícola Marcio Conceição.

A silagem em Monte Alegre de Sergipe, em Sergipe, é feita com a trituração da palha e do milho. O produto irá alimentar 20 mil cabeças de gado leiteiro do município. Segundo a Endagro, a produção cresceu bastante este ano. "Em relação ao ano passado, nós tivemos um incremento em torno de 45%”, avalia Conceição.

A silagem fica armazenada. Depois, o produto recebe uma lona. Por último, é colocada uma cobertura de terra. Após 30 dias, ela já está pronta para ser utilizada.

Na propriedade do criador Marcelo Martins foram abertas três trincheiras, que são buracos onde a silagem fica armazenada para fermentar. O criador já tem 780 toneladas da ração. "Depois de feito, pode durar de três a quatro anos”, calcula.

Com a volta da chuva, o número de municípios em situação de emergência por causa da seca caiu pela metade.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias