Gestão

Produtores pedem apoio do governo para aumentar produtividade da soja

O presidente do Comitê Estratégico da Soja Brasil (Cesb),Luiz Nery Ribas, solicitou ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, uma política pública voltada aos pequenos produtores de soja do Brasil


Publicado em: 17/07/2018 às 16:40hs

Produtores pedem apoio do governo para aumentar produtividade da soja

A política de apoio tem como objetivo de aumentar a produtividade de forma sustentável atendendo às exigências do mercado internacional.

O encontro entre o represente da Cesb e o ministro da Agricultura em audiência pública. Na ocasião, Ribas apresentou ao ministro um projeto desenvolvido pelo Cesb há 10 anos, chamado Desafio da Máxima Produtividade, que inclui concurso nacional com mais de 5.500 inscritos atualmente. Produtores rurais e seus consultores buscam demonstrar o crescimento da produção em suas fazendas em uma área limitada a 2 hectares.

A meta do concurso é colher seis mil quilos ou cem sacas de soja por hectare. No primeiro ano, foram apenas 140 inscritos e a produção máxima atingida foi de 82 sacas. Entre os mais de 5.500 produtores inscritos em 2016, houve produção de 149 sacas.

Para o pesquisador da Embrapa, Décio Gazzoni, que também participou da audiência, após os dez anos de estudos e experiências, há necessidade de que o governo elabore uma política pública voltada ao setor da soja, garantindo uma produção sustentável, tanto no sentido ambiental, quanto social, para atender exigências de clientes externos, como a União Europeia, China ou outro país.

Fonte: Datagro

◄ Leia outras notícias