Capacitação

Produtores já podem solicitar treinamentos para piscicultura em MT

Na próxima semana (entre os dias 20 a 24) será realizado o treinamento de 40 horas em Piscicultura Básica no distrito de Vale de São Domingos, município de Pontes e Lacerda (442 km de Cuiabá)


Publicado em: 17/01/2014 às 20:45hs

Produtores já podem solicitar treinamentos para piscicultura em MT

A qualificação é uma parceria entre o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). "A piscicultura está nascendo na região e surge como uma alternativa de renda, principalmente para os pequenos produtores da agricultura familiar", revela o presidente do sindicato, Ogerson Teodoro.

A mobilizadora, Maria Madalena dos Santos acrescenta que a região tem a economia baseada na bovinocultura, porém os pequenos produtores dos assentamentos veem na criação de peixes a possibilidade de melhoria da qualidade de vida. "No Vale de São Domingos os pequenos produtores já têm os tanques de peixe. Eles costumam juntar a produção para conseguirem um preço melhor na comercialização".

De acordo com o Censo Aquícola de 2010, elaborado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, Mato Grosso produz cerca de 36 mil toneladas de peixes por ano. O estado ocupa o 1º lugar no ranking nacional como maior produtor de peixe nativo e 5º lugar na produção de peixe de água doce. Entretanto para aproveitar todo esse potencial é preciso investir na qualificação da mão de obra, aponta a coordenadora de Pedagogia do Senar-MT, Rafaella Tognietti.

Ela destaca que para atender a demanda da cadeia produtiva o Senar-MT disponibilizou outros três novos treinamentos: Gestão e comercialização da pesca extrativista; Construção de viveiros escavados, tanques-rede e monitoramento da água e ainda o treinamento de Planejamento e desenvolvimento da piscicultura. "O Senar tinha treinamentos na área de manejo e, com estes novos, o piscicultor aprenderá desde implantar o tanque, sendo de rede ou escavado, até como calcular o custo de produção para saber por qual valor venderá seus peixes", afirma.

Atualmente o Senar oferece 153 treinamentos, todos gratuitos e os interessados podem se informar nos Sindicatos Rurais de seus municípios. Nas cidades onde não há sindicatos, basta procurar o mobilizador do Senar nas prefeituras.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias