Aveia, Trigo e Cevada

Produtores gaúchos já plantaram 45% da área de trigo

O plantio do trigo no Rio Grande do Sul avançou 10 pontos percentuais nesta semana e atingiu 45% da estimada em 766,8 mil hectares pela Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho


Publicado em: 27/06/2016 às 11:50hs

Produtores gaúchos já plantaram 45% da área de trigo

No informativo conjuntural divulgado nesta semana, os técnicos da Emater/RS comentam que as primeiras lavouras, plantadas entre o final de maio e os primeiros dias de junho, apresentam stand razoável com emergência em duas etapas, o que confere aspecto desuniforme, sem comprometer a expectativa de produtividade.

Já as lavouras semeadas nas duas últimas semanas enfrentaram aproximadamente 15 dias sem chuvas, preocupando os produtores. Os técnicos acreditam que com o retorno das chuvas, “mesmo de baixa intensidade, boa parte do risco foi minimizado”.

Eles observam que alguns municípios não foram contemplados com volumes adequados de precipitações, “gerando grande expectativa quanto ao estabelecimento da cultura”. Os produtores aguardam maior volume de chuvas e aumento da umidade do solo para realizar a adubação nitrogenada.

O preço médio do trigo no mercado gaúcho ficou em R$ 40,17 a saca de 60 quilos, em leve alta de 0,30% na semana e de 4% no mês. Em relação à junho do ano passado, a alta foi de 27,5%.

Fonte: Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias