Gestão

Produtores de suínos e frangos de corte podem calcular custos de produção com planilha da Embrapa

Produtores de suínos e de frango de corte integrados contam agora com uma ajuda na gestão da granja


Publicado em: 29/07/2015 às 18:40hs

Produtores de suínos e frangos de corte podem calcular custos de produção com planilha da Embrapa

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibilizou uma planilha eletrônica para organizar os dados e gerar as informações necessárias para estimar custos de produção.

A planilha "Cálculo simplificado do custo de produção do integrado" foi desenvolvida pelas equipes de socioeconomia e tecnologia da informação da Embrapa e pode ser baixada gratuitamente no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos - CIAS. A apresentação oficial ao público foi feita no estande da Unidade na Expo Agro, que aconteceu no Parque de Exposições do município.

Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores, baseada no custo total, que é a soma das despesas de custeio e do custo de oportunidade da mão de obra própria ou familiar, depreciação e custo de oportunidade do capital investido. Uma apresentação em gráficos facilita a visualização e permite avaliar os itens que mais impactam no custo.

O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção.

A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa. São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias