Mercado Florestal

Produtores de mudas aumentam em 20% sua produtividade e rentabilidade com nova estratégia de negócios

Ter uma produção rural com plantio de uma ou de diversas culturas não é uma tarefa fácil. O desafio é grande e ter conhecimento do negócio como um todo é fundamental, para que tenha rentabilidade e sucesso na produção


Publicado em: 19/10/2017 às 15:40hs

Produtores de mudas aumentam em 20% sua produtividade e rentabilidade com nova estratégia de negócios

Cada negócio rural possui necessidades específicas que interferem na atividade como pragas nas plantações, falta ou excesso de chuva, compra de insumos excessivos, entre outros. Para ter êxito em qualquer negócio é imprescindível fazer um planejamento estratégico: estudo de mercado; principais concorrentes; tecnologias disponíveis – equipamentos ou novos métodos de plantações; entre outros.

A propriedade que não seguir um planejamento estratégico e não tiver um conhecimento técnico, pode ser tornar um elefante branco para o administrador e gerar sérios riscos de prejuízos e fracasso no negócio. Portanto, tudo tem que ser colocado na ponta do lápis.

Vamos a um “case” de uma importante empresa produtora de mudas no interior do estado de São Paulo, que conta com cinco hectares produtivos. Atualmente, eles fornecem mudas para São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.

No mercado desde 1999, a produção anual de muda chega a 1 milhão de mudas: 80% corresponde às mudas de café; 19% às florestais (eucalipto, mogno africano, acácia mangium e cedro australiano) e as ornamentais (sansão do campo e jambolão) são responsáveis por somente 1% da produção.

Os produtores tocavam o negócio, mas não tinham em mãos o real lucro da fazenda. “A empresa estava indo bem, mas faltavam informações importantes, para que pudessem evoluir no negócio. Não tinham o real custo de produção; nem processos de formação de preços e análise de desempenho da produção. Com a ausência destes dados, os produtores não investiam em novos equipamentos e expansões, porque não conseguiam visualizar o líquido real das vendas no futuro”, comenta o diretor-presidente da innovativa, Carlos Macedo.

De início, a innovativa realizou o levantamento de todos os insumos do processo de produção, dosagens e fracionamentos para entender todo o processo de cultivo. “Analisamos e distribuímos os custos fixos de acordo com o tipo de cultura e fases de crescimento e manutenção. Criamos uma base de dados cronologicamente estruturada para analisar a produção vendida, pedidos e limites de margens e descontos”, ressalta Macedo. Depois de toda esta análise, foram estabelecidos os limites de riscos aceitáveis para dar continuidade dos negócios em cada cultura.

Para melhorar o desempenho da fazenda, a innovativa desenvolveu e utilizou uma ferramenta para gerir os custos, preços, vendas e forecast. Os resultados foram fantásticos. A fazenda aumentou em 20% de sua produtividade e rentabilidade nas mudas de café, principalmente, e as perspectivas para 2018 podem alcançar 20% de acréscimo na produtividade, se as condições econômicas forem favoráveis. “Com planejamento em mãos, a Empresa expandiu seus negócios para o Sul de Minas Gerais”, esclarece.

Com o auxílio da consultoria, os produtores tiveram a oportunidade de ter:

- Maior controle na utilização das áreas de plantio em relação à produção vendida.
- Melhores custos na hora da compra de fertilizantes e outros insumos agrícolas, porque tiveram maior precisão na distribuição das dosagens e custos por tipo de cultura, controlando inclusive o estoque.
- Antes deste processo, os preços eram baseados em análises menos estruturadas e com forte interferência do mercado. A distribuição de custo era “genérica”, ou seja, custo total distribuído pelo plantio de todas as culturas. Com o antigo sistema não era possível visualizar as margens de lucros de cada tipo de cultura. Agora, os produtores conseguem “enxergar” a rentabilidade de cada cultura. Ou seja, eles entenderam os limites mínimos e máximos de preço diante do custo de cada cultura.
- A incerteza da evolução do negócio, devido à falta de planejamento, impediu que os produtores realizassem novos projetos. Agora, com uma análise mais detalhada é possível ter projeções futuras e investir em novos negócios, como a compra de novos equipamentos, expansão de distribuição, entre outros.

Fonte: LN Comunicação

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