Arroz

Produtores de arroz precisam ficar de olho nas plantas daninhas

Tema será discutido no primeiro dia da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz


Publicado em: 27/01/2015 às 16:00hs

Produtores de arroz precisam ficar de olho nas plantas daninhas

Além dos problemas climáticos enfrentados pelos produtores de arroz, outro tema que os agricultores enfrentam são as plantas daninhas nas lavouras. O assunto será abordado pelo engenheiro agrônomo, doutor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Aldo Merotto Junior, durante a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 5 a 7 de fevereiro no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS).

Segundo o especialista, que falará sobre Plantas Invasoras Resistentes no dia 5 de fevereiro às 14h, serão abordadas as necessidades do controle de plantas daninhas no arroz no cenário mais moderno de manejo da cultura face aos desafios de preço e de mercado. Merotto Junior destaca que os problemas causados pelas plantas daninhas, que causam a diminuição do enchimento de grãos da cultura, são graves. "Desta forma existe uma necessidade de modernização da forma na qual o produtor maneja sua cultura. Vamos abordar os conhecimentos necessários para que o controle de plantas daninhas seja adequado e isso resulte em um aumento do enchimento de grãos e um melhor rendimento econômico da lavoura", observa.

Para o professor da Ufrgs, há uma diversidade muito grande sobre o entendimento dos produtores em relação ao tema, sendo que uma parte já se preparou para conter o avanço das plantas daninhas, mas outra ainda não avançou em relação à importância da prevenção. "Existem aqueles que já se deram conta e estão fazendo manejos adequados e buscando uma assistência técnica que forneça este trabalho, mas ainda existe um grande número de produtores que ainda não se deu conta e que estão perdendo rendimento grãos nas suas lavouras e não entenderam a grandeza deste problema", explica.

Conforme o especialista, além do arroz vermelho, que sempre foi um dos grandes problemas dos arrozeiros gaúchos, existem registros de crescimento de capim arroz resistentes à herbicidas além das ciperáceas, que também estão também avançando sobre as lavouras. Com o tema "Cesta básica garantida com renda no campo comprometida", a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em conjunto com a Associação dos Arrozeiros de Tapes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz)

◄ Leia outras notícias