Aveia, Trigo e Cevada

Produtores concluem plantio do trigo no Rio Grande do Sul

Desenvolvimento das lavouras varia de acordo com as condições climáticas na época da semeadura


Publicado em: 26/07/2016 às 18:40hs

Produtores concluem plantio do trigo no Rio Grande do Sul

As condições favoráveis de umidade do solo permitiram aos produtores do Rio Grande do Sul concluir o plantio do trigo. Segundo o informativo conjuntural divulgado na última quinta-feira (21/7) pela Emater/RS-Ascar, órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho, apenas no Nordeste do Estado (Serra e Campos de Cima da Serra) ainda restam áreas a serem finalizadas.

Os técnicos da Emater/RS comentam que o desenvolvimento da cultura apresenta “forma bastante diversa, dependendo da região e das condições climáticas à época da semeadura”. Segundo eles, algumas lavouras apresentam bom estande de plantas e iniciam o perfilhamento, enquanto outras mais tardias enfrentaram problemas de solo mais seco em seu processo de germinação e contam com menor população de plantas.

Eles contataram que a expectativa dos produtores é que, a partir da ocorrência das chuvas, haja um bom perfilhamento das lavouras, o que pode compensar a menor quantidade de plantas nascidas. No geral a cultura se encontra na fase de desenvolvimento vegetativo, evoluindo satisfatoriamente, sendo que algumas lavouras plantadas mais cedo já estão em fase inicial de emissão da folha bandeira.

Os técnicos observam que com a regularização das precipitações e aplicação das adubações nitrogenadas em cobertura, as lavouras recuperaram o desenvolvimento mais uniforme e vigoroso. Os produtores continuam com aplicações de adubo e controle de invasoras, “pois o período de implantação da cultura foi longo pela falta de chuvas”. Preço da saca de 60 quilos nesta semana no mercado gaúcho manteve-se praticamente estável na semana a R$ 40,39/saca.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias