Algodão

Produtores começam colheita do algodão em Nova Mutum; preço preocupa

Os produtores de algodão em Nova Mutum intensificaram a colheita esta semana


Publicado em: 24/07/2014 às 16:30hs

Produtores começam colheita do algodão em Nova Mutum; preço preocupa

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Osmar Isoton, destacou que a área plantada soma 20 mil hectares, 3 mil a mais que no ciclo do ano passado, cuja estimativa foi de 17 mil hectares.

Segundo o produtor rural Egon Hoepers, há otimismo com a produção, já que é estimada uma colheita superior a safra passada, quando foram registradas até 200 arrobas por hectare. Ele afirmou que a maioria dos produtores deve colher média de 210 arrobas.

Contudo, o produtor ressaltou que a classe está apreensiva com os preços que vem caindo significativamente. “ Se tivermos uma queda abaixo dos R$ 55 a arroba, não conseguiremos sequer pagar o custo de produção, e com isso o único caminho é recorrermos as autoridades competentes para que não venhamos ter grandes prejuízos”.

No Estado, a colheita vem ganhando ritmo. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no boletim de acompanhamento desta semana, apontou 77 mil hectares já “visitados” pelas máquinas, 12% da área total de 646 mil hectares cultivados. “Devido a atrasos na semeadura, a colheita teve seu início retraído, com isso, o atraso é de 15 mil hectares em relação à safra passada. Já nas lavouras, a perspectiva anima”, é destacado.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias