Outros

Produção de cenouras dobra com variedades híbridas e áreas tecnificadas

A média nacional de produtividade de cenoura é de 30t/ha por ano. Produtores que trabalham com variedades híbridas e em áreas tecnificadas alcançam até 80t/ha


Publicado em: 17/09/2015 às 13:45hs

Produção de cenouras dobra com variedades híbridas e áreas tecnificadas

A média de produtividade da cenoura no Brasil gira em torno de 30 toneladas por hectare, porém, em regiões mais tecnificadas e que usam sementes híbridas, este valor muitas vezespode alcançar 80 toneladas por hectare.

As sementes híbridas associadas à tecnologia de mecanização, como as semeadoras a vácuo de alta precisão, possibilitaram ao produtor uma redução de custos e uma melhor uniformidade na distribuição das sementes e, consequentemente, melhor uniformidade no tamanho das raízes e classificação. “Em algumas regiões do país, os grandes produtores de cenoura estão realizando a colheita mecanizada. É comum encontrar colhedoras operando em algumas regiões do cerrado, sendo que estas colhem de 1 a 3 linhas duplas ou triplas agilizando o processo de colheita e reduzindo os custos do produtor”, explica o Especialista em Bulbos e Raízes da Agristar do Brasil, Samuel Sant’Anna.

“Foram os híbridos os grandes responsáveis pelo aumento significativo na produtividade, qualidade e adaptação em diversas regiões do país e épocas de cultivo”, conclui Sant’Anna.

Cenoura Híbrida Erica

Diante desta realidade, a Agristar vem investindo em seu programa de melhoramento de cenouras tropicais e desenvolvendo novos materiais, mais adequados e adaptados as diferentes regiões do Brasil, buscando introduzir no mercado materiais que atendam às exigências tanto dos produtores quanto dos consumidores.

Um dos grandes destaques da empresa é a cenoura híbrida Erica F1, da linha Superseed, pelas características de produtividade, uniformidade, resistência às principais doenças foliares comuns no verão, tolerância ao pendoamento precoce, raízes com formato cilíndrico e com fechamento de pontas arredondado, pele lisa, coloração externa alaranjada intensa e com alta concentração de beta-caroteno.

“Apresenta ciclo entre 95 e 105 dias sendo, portanto, um material precoce, importante característica para o produtor que opte por planejar a colheita. Outras características são a excelente uniformidade e padronização das raízes, que garantem elevado potencial produtivo e alto rendimento na classificação 3A, resultando em maior rentabilidade para o produtor ”, finaliza Sant’Anna.

Mercado de cenouras no Brasil

Segundo o Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq, a cenoura é a 5º hortaliça mais cultivada no Brasil e 80% da produção é destinada ao mercado interno. Com uma produção de cenouras estimada em 760 mil toneladas por ano, o país possui uma área de cultivo superior a 20 mil hectares, distribuídos entre as regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Carandaí (MG), Cristalina (GO), Marilândia do Sul (PR), Caxias do Sul e Vacaria (RS), Irecê (BA) e São José do Rio Pardo (SP).

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores e frutas. Atua em diversos segmentos através de 5 linhas de produtos: Topseed Premium, Topseed, Topseed Garden, Superseed e Solaris. Está sediada em Santo Antônio de Posse (SP) e possui seis unidades com destaque para as 4 estações experimentais localizadas nos estados de SP, GO, SC e RN.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias