Arroz

Produção de arroz deve cair 1%, calcula consultoria

Em SC, chuvas devem atrasar o plantio e no RS outras culturas devem ganhar área segundo a Safras & Mercado


Publicado em: 29/07/2014 às 10:00hs

Produção de arroz deve cair 1%, calcula consultoria

A área plantada com arroz no Brasil em 2014/2015 deverá sofrer leve corte de 0,5% na comparação com o ano anterior, passando de 2,452 milhões para 2,440 milhões de hectares. A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (25/7) pela consultoria Safras e Mercado.

Considerando uma expectativa de produtividade de 5,012 quilos por hectare – 5,036 quilos no ano anterior -, a produção brasileira deverá cair 1%, totalizando 12,230 milhões de toneladas. No ano anterior, foram 12,35 milhões.

“Este cenário de quase estabilidade de área está influenciado pelos preços atuais, que se encontram maiores comparados com o mesmo período do ano passado”, informa o analista João Gimenez Nogueira, em comunicado da consultoria.

Segundo ele, em Santa Catarina a tendência é de ligeira queda, devido ao receio de que as chuvas atrasem o plantio. Já em Tocantins, a área deve aumentar, assim como a produtividade, devido à maior utilização da tecnologia nas lavouras tocantinenses.

O Rio Grande do Sul, o maior produtor do cereal no Brasil, com quase 67% do total da produção, deverá apresentar uma queda pouco significativa. A área a ser semeada deve ser de 1,113 milhão de hectares, devido ao leve aumento para outras culturas.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias