Bovinos de Corte

Produção assistida muda realidade de produtores do norte do MS

Tanto a produção de bezerros quanto a de leite aumentaram 30% em propriedades de Figueirão e Terenos


Publicado em: 24/07/2014 às 15:00hs

Produção assistida muda realidade de produtores do norte do MS

A produção na Fazenda 3R em Figueirão, munícipio de Mato Grosso do Sul, mudou radicalmente depois que a propriedade participou do programa Mais Inovação, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A cria de bezerros para comercialização registrou aumento de 30% e o programa também estimulou investimentos em outras atividades na propriedade.

“O Mais Inovação nunca tinha sido implantado na região. Nós começamos ano passado e estamos sendo pioneiros porque conseguimos mostrar aos demais produtores que existe a possibilidade de integrar a propriedade com outros sistemas de produção. Antes só produzíamos bezerros com número reduzido de animais por pasto. Agora que preparamos o solo e adubamos, conseguimos além de aumentar a lavoura, plantando milho para silagem e melhorando a alimentação dos animais, plantamos eucalipto nas curvas de milho para usá-lo depois como cercas, por exemplo. Nosso objetivo é produzir com sustentabilidade”, explica o administrador da propriedade, Rogério Rosalin.

Rosalin revela que antigamente produziam 80 bezerros em 100 hectares e que agora, já estão produzindo 120. “Nossa região era extremamente degradada e hoje nossa realidade mudou com o programa. Os resultados são extremamente positivos. Nosso município é, talvez, um dos lugares onde mais funcionou o Mais Inovação, na região norte do estado. Por exemplo, antes não tínhamos logística, agora temos asfalto, e isso mudou nosso cenário. Hoje podemos investir na melhoria das pastagens, porque o programa atende nossas necessidades. Nosso objetivo é ter melhor rentabilidade na propriedade e mais animais por hectare e o Mais Inovação veio dar essa orientação, com técnicos extremamente capacitados e consultoria de qualidade.”

Além da melhoria nas pastagens por meio do Mais Inovação, o SENAR-MS também colhe resultados positivos em outra cadeia produtiva: a do leite, com a implantação do programa Mais Leite. Quem conta é o produtor Nivaldo Lúcio Alves, do Assentamento Paraíso, em Terenos, também na região norte de Mato Grosso do Sul. Ele participa de uma cooperativa e diz que depois do programa, o preço do leite aumentou mais de 30%, passando de R$ 0,68 para R$ 0,90.

“Mesmo com a propriedade pequena, produzindo de 80 a 100 litros por mês, ganhamos em qualidade no preço do leite devido ao acompanhamento realizado pelo SENAR e Sebrae. Na realidade, várias pequenas propriedades do Assentamento participaram do programa, de 40 a 50 produtores e juntos, montamos a Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira Familiar (Cooplaf). A cooperativa tem hoje uma produção média de sete mil litros/dia e vendemos para a BRF Alimentos, que coleta o leite a cada 48h”, esclarece.

O produtor afirma que participar do programa Mais Leite trouxe grandes benefícios para o grupo, ao incentivar o trabalho em equipe e a criação da cooperativa. “Conseguimos nos reunir e trabalhar em grupo, pois estamos sendo bem assessorados. Inclusive, esperamos mais capacitações do SENAR, porque quanto mais oportunidades, melhor para nos qualificarmos e melhorarmos a qualidade do nosso leite.”

Entenda os programas: O Mais Inovação é um programa estruturado em forma de consultoria técnica com duração de 12 meses. Atua na inserção de inovação tecnológica no campo, nas diversas áreas dos conhecimentos voltados à produção, focando sempre no resultado, através de orientações na aptidão de uso do solo, oportunidades de produção, gestão, comercialização, logística e construção de planos de negócios das atividades. Já o Mais Leite é um Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, com visitas técnicas mensais e capacitações com o objetivo de promover ações nas áreas econômica, social, ambiental e assessorar os processos de gestão do negócio. Os dois programas são desenvolvidos pelo SENAR Mato Grosso do Sul. Para mais informações, acesse o portal da entidade: www.senarms.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias