Algodão

Principais cotonicultores do país abordam as soluções e os desafios da cadeia produtiva no Clube da Fibra

Mais de 350 pessoas participaram do evento que comemorou os 10 anos do Instituto Algodão Social


Publicado em: 25/05/2016 às 07:45hs

Principais cotonicultores do país abordam as soluções e os desafios da cadeia produtiva no Clube da Fibra

O 21º Clube da Fibra, realizado entre os dias 18 e 20 de maio em Recife-PE, contou com a presença de produtores, sociedade civil, especialistas e autoridades para abordar temas como, cenário político e perspectivas econômicas do Brasil, gestão de risco, oportunidades na gestão dos negócios, ações para o manejo do bicudo-do-algodoeiro e o agronegócio sob a ótica do setor financeiro. Outro destaque foi a comemoração dos 10 anos do Instituto Algodão Social - braço social da AMPA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão).

A abertura do evento e a palestra “Laços Fortes: Passado, Presente e Futuro” foi realizada pelo Diretor Geral Brasil da FMC, Ronaldo Pereira, que destacou que a liquidez vai ser o grande desafio do produtor de algodão na temporada 2016/17. Uma das saídas encontradas é apostar no programa de barter, ou troca de insumos pela pluma. “Por meio dessa operação, o produtor aumenta a liquidez sem comprometer seus ativos. Nessa temporada, pretendemos dobrar as operações de barter na FMC”, destaca.

O painel da Abrapa (Associação Brasileira dos de Algodão) teve a liderança pelo presidente João Carlos Jacobsen Rodrigues e pelo Coordenador do Departamento de Comercialização e Abastecimento, SPA – MAPA, Sávio Pereira. O presidente defendeu maior interação entre as entidades representativas da agropecuária e do setor bancário, pois dessa forma será possível tornar mais clara a relação entre o produtor rural e o sistema financeiro, o que teria reflexos positivos na negociação dos financiamentos para a atividade produtiva.

O momento da sessão de Alerta Bicudo enfatizou a ação para o manejo e combate ao bicudo-do-algodoeiro, praga que está há 30 anos no Brasil e, com o ritmo acelerado da produção das lavouras no país, tem se adaptado ao clima e se tornado ainda mais perigosa para as próximas safras. O segundo painel sobre o cenário político e econômico contou com um vídeo enviado pelo ministro do MAPA, Blairo Maggi (PR), e a presença do Deputado Federal Marcos Montes (PSD), Diretor Executivo do Instituto Pensar Agro, João Henrique Hummel Vieira, do economista Alexandre Schwartsman e o moderador foi o ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócio, FGV-EESP, Roberto Rodrigues. O ministro Blairo Maggi garantiu que o Ministério será muito atuante no aspecto da sustentabilidade e rentabilidade do produtor.

A sessão Domínio Percevejo mostrou como a FMC desenvolveu um manejo que está intimamente ligado ao momento da praga, à situação da cultura da soja como negócio e aos desejos do produtor rural de proteger o seu investimento e ter uma atividade segura para si e para o meio ambiente. O terceiro painel teve como tema a gestão de risco com os debatedores Antônio Carlos Ortiz, Diretor Produtores Rurais Itaú BBA, Ricardo Propheta da BRZ Investimentos e Guilherme Scheffer, Diretor Grupo Scheffer, com a moderação de Roberto Rodrigues.

Para o presidente da FMC Corporation América Latina, Antônio Carlos Zem, o encontro de renomados especialistas e produtores do setor favorece o diálogo e a percepção das principais demandas do campo. “O Clube da Fibra é uma referência como fórum de debate para o setor e incentivou a criação da Abrapa, consolidando assim, o desenvolvimento de um espaço de debate de alto nível e uma representação moderna e ativa em busca de oportunidades para o agronegócio brasileiro. Temos o orgulho de comemorar os 10 anos do Instituto Algodão Social, que contribui com o desenvolvimento sustentável das lavouras de algodão. Nosso compromisso é auxiliar o crescimento exponencial e sustentável do agronegócio brasileiro, independente do seu cenário”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Comunicação FMC

◄ Leia outras notícias