Preços Agropecuários

Preços ao produtor recuam 0,29% em julho, segundo o IBGE

Artigos de couro e alimentos registraram queda no período


Publicado em: 27/08/2014 às 20:00hs

Preços ao produtor recuam 0,29% em julho, segundo o IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou queda de 0,29% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (27/8). Em junho, a taxa havia ficado negativa em 0,16%, conforme dado revisado (-0,13% na leitura inicial).

Ainda de acordo com o IBGE, o indicador acumula altas de 0,61% no ano e de 3,45% em 12 meses até julho. O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação. Desse total de setores analisados em julho, seis tiveram alta de preços.

Seis das 23 atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registraram alta em julho dentro do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que apresentou a quinta queda consecutiva em julho, de 0,29%.

Segundo o instituto, as principais quedas foram observadas nos segmentos de impressão (-2,15%), calçados e artigos de couro (-1,38%), alimentos (-1,18%) e madeira (-0,96%). Em termos de influência, os alimentos foram destaque, com contribuição de -0,23 ponto porcentual, enquanto calçados e artigos de couro diminuíram 0,02 ponto porcentual do índice.

Os preços de refino de petróleo e produtos de álcool subiram 0,51% e também deram uma das principais contribuições positivas (+0,06 ponto porcentual). Os veículos automotores também ficaram 0,22% mais caros na porta da fábrica, acrescentando 0,02 ponto porcentual ao índice.

Soja e açúcar

Os alimentos no atacado registraram o quinto recuo consecutivo em julho, no âmbito do Índice de Preços ao Produtor (IPP). Os preços do setor ficaram 1,18% mais baratos em relação a junho, a redução mais intensa desde fevereiro de 2013 (-2,58%), informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o técnico Alexandre Brandão, gerente do IPP, a queda de preços da soja e do açúcar, bem como de seus derivados, empurraram o índice para baixo. "Isso vem muito em linha com a época de colheita da safra, tanto da soja quanto da cana-de-açúcar. No caso da soja, ainda tem a safra americana, com uma oferta grande, fazendo com que os preços estejam caindo", explicou.

No ano, os produtos alimentícios na indústria de transformação já registram queda de 2,88%. Em 12 meses, a alta até julho é de 2,62%, a terceira menor taxa já registrada em toda a série, iniciada em janeiro de 2010.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias