Arroz

Preço do arroz gaúcho esboça leve reação

No cenário internacional, destaque para a produção de arroz da Tailândia, que deverá recuar ao menor patamar em cinco anos


Publicado em: 29/07/2014 às 15:40hs

Preço do arroz gaúcho esboça leve reação

O preço médio do arroz em casca, no mercado do Rio Grande do Sul – principal referencial nacional -, encerra a quarta semana de julho com uma leve alta. A cotação média da saca de 50 quilos de arroz gaúcho valia R$ 35,51 nesta quinta-feira (24), ante R$ 35,45 por saca na semana anterior. “Os produtores mais capitalizados estão forçando o preço um pouco para cima após a Copa do Mundo”, explica o analista de SAFRAS & Mercado, João Giménez Nogueira.

No cenário internacional, destaque para a produção de arroz da Tailândia, que deverá recuar ao menor patamar em cinco anos, reflexo da seca que afetou as lavouras do país e da redução da área plantada - após o governo finalizar o programa de subsídios aos produtores. As informações são da Associação dos Empacotadores de Arroz do país e foram divulgadas por agências internacionais. Para 2014/15, a produção deve recuar 10%, somando cerca de 34 milhões de toneladas, o menor patamar desde a temporada 2009/10, quando atingiu 32,4 milhões de toneladas - segundo o Escritório de Economia Agrícola.

As exportações de arroz da Tailândia totalizaram 119,732 mil toneladas na semana compreendida de 07 a 13 de julho. A média das últimas quatro semanas ficou em 118,158 mil toneladas. No acumulado do ano, as exportações somam 2,508 milhões de toneladas, ante 1,772 milhão exportadas em igual período do ano passado. Não estão computadas neste número as exportações de arroz aromático. As informações são Gain Report, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em relação à China, o país importou 235.524 toneladas de arroz em junho, um avanço de 44,49% frente a igual mês de 2013, informou a alfândega do país a agências internacionais. No acumulado de janeiro a junho, as importações somaram 1,319 milhão de toneladas, uma elevação de 0,17% sobre igual período do ano anterior. Os principais fornecedores são Vietnã, Tailândia e Paquistão.

Fonte: Safras & Mercado

◄ Leia outras notícias