Fruticultura e Horticultura

PR: irrigação surge como opção para aumentar a produção no cultivo de bananas

De olho no mercado interno, Jair Stecca há quatro anos produz banana em sua propriedade e agora vai investir na irrigação, visando aumentar a produção, como também, à qualidade do fruto


Publicado em: 04/09/2015 às 18:00hs

PR: irrigação surge como opção para aumentar a produção no cultivo de bananas

Dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, mostram que investir no cultivo é uma opção para o pequeno produtor local, pois 98% da banana consumida em Umuarama vem de outras regiões.

Com o conhecimento da demanda interna, o produtor de Umuarama foi um dos primeiros a investir na cultura e com oito hectares plantados sua produção é toda absorvida pela Cooperativa de Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu). No começo o produtor acreditava na facilidade de manejo da plantação, mas com a experiência sentiu a necessidade de investir em tecnologia para melhorar. “Achava que o manejo era simples, mas não é bem assim, pois hoje precisamos de tecnologia em tudo e a banana não foge das demais culturas”, explicou.

Com visão empreendedora, o agricultor, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, decidiu implantar o sistema de irrigação para aumentar a produtividade, como também a qualidade dos frutos. “Hoje estamos produzindo nove toneladas por hectare, mas com a irrigação vamos trabalhar para 20 toneladas/hectare. Temos um parâmetro que a média nacional é 13 toneladas/hectare, então queremos superar este número”, argumentou.

Conforme um dos coordenadores da Cooperu, Osvaldo Luís dos Santos, o fruto tem ótima aceitabilidade no mercado local, devido a tradição de consumo e por isso o investimento na cultura é uma das opções para o produtor local. “Podemos encaminhar as bananas para as escolas toda a semana pois não tem rejeição de consumo, diferente de outras frutas”, ressaltou.

Ainda segundo o coordenador, as condições climáticas e de solo em Umuarama são ideais para a produção da banana nanica. Ainda conforme o entrevistado, a irrigação é uma tecnologia aliada da produtividade e proporciona melhorias ao fruto. “Como esse investimento o produtor vai entrar nessa grande fatia do mercado local”, disse.

A diretoria da Secretaria de Agricultura de Umuarama informa que o agricultor interessado em investir na cultura, deve procurar os técnicos da Prefeitura, os quais oferecem assistência especializada, como também acompanhamento de produção, caso apareça alguma praga, entre outra situação.

Além do acompanhamento técnico, a Prefeitura também auxilia a comercialização do produto, no caso de agricultores familiares (donos de propriedade com até 80 hectares) a produção é comercializada na Cooperu. “A banana é o segundo fruto mais consumido no Brasil, perdendo apenas para laranja, por isso é uma ótima opção de renda para o agricultor”, finalizou Santos.

Fonte: Umuarama Ilustrado

◄ Leia outras notícias