T. da Informação

Plataforma mostra com precisão a melhor hora de vender o boi, considerando o peso e o preço do animal

Um software que indica o momento certo para vender o boi de confinamento, com dados precisos de peso, idade e cobertura de gordura do animal, somados aos preços nos mercados físico e futuro e custos de produção, pode elevar consideravelmente a lucratividade do pecuarista


Publicado em: 23/05/2018 às 07:20hs

Plataforma mostra com precisão a melhor hora de vender o boi, considerando o peso e o preço do animal

Desenvolvido pela @Tech, agtech do Vale do Piracicaba, o BeefTrader é uma plataforma inédita para este tipo de operação, que materializa com exatidão a tomada de decisão do produtor.

Colocado no mercado recentemente, o BeefTrader é uma ferramenta de pecuária de precisão, que foi desenvolvida durante três anos de pesquisa, com investimentos de R$ 1,5 milhão.

A solução monitora o boi com pesagens toda vez que o animal bebe água e por meio de imagens. Paralelamente, dados de mercado são inseridos no sistema e cruzados com as informações individuais de cada animal. Dessa forma, o BeefTrader calcula e indica o melhor momento para negociar as cabeças uma a uma. “O animal é pesado até 800 vezes durante a operação de aproximadamente 100 dias. Hoje, sem a tecnologia, o boi é pesado somente duas vezes, quando entra no confinamento e quando vai para o abate”, explica Tiago Albertini, diretor da @Tech.

A plataforma é mobile e o produtor pode monitorar o rebanho a todo momento e em tempo real. O software também pode ser utilizado pelos frigoríficos, para saber com antecedência a qualidade dos animais que vão adquirir e planejar melhor as compras e a logística.

De acordo com Albertini, o investimento por cabeça é pequeno frente ao aumento considerável da lucratividade do rebanho. “Garantimos que todos os animais vão dar lucro no final da operação. Acabamos com o chamado boi ladrão.” O ROI (retorno sobre o Investimento) do BeefTrader é de até 15 vezes.

Fonte: @Tech – Inovações Tecnológicas para a Agropecuária

◄ Leia outras notícias