Aveia, Trigo e Cevada

Plantio do trigo chega a 34,1% da área na Argentina

Segundo a Bolsa de Cereais, clima e umidade favoráveis permitiram avanço no trabalho de campo principalmente no centro e sul do país


Publicado em: 20/06/2018 às 18:20hs

Plantio do trigo chega a 34,1% da área na Argentina

O plantio da safra de trigo da Argentina chegou nesta semana a 34,1% da área reservada para a cultura. Em informe semanal, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires avalia que os trabalhos de campe tem sido permitidos pelas boas condições climáticas e os índices satisfatórios de umidade no solo.

Só na última semana, as máquinas passaram por 845 mil hectares. No total, a semeadura chegou a 2,08 milhões dos 6,1 milhões de hectares previsto paras lavouras do cereal nesta safra.

De acordo com o informe da Bolsa, o ritmo de plantio é considerado positivo principalmente nas regiões central e sul da área agrícola argentina. A condição hídrica do solo varia entre adequada e ótima, a depender da localidade, com exceção de alguns pontos com excesso.

No Centro-norte de Córdoba, por exemplo, 65% da área de trigo estão com as sementes no solo. A proporção corresponde a 409,5 mil dos 630 mil hectares reservados para a cultura.

Já nas áreas mais a norte, o avanço no trabalho de campo foi menor, com os produtores a espera de mais chuvas em algumas regiões. O Noroeste argentino é um desses locais. Ainda assim, é onde a maior parte da lavoura do cereal está plantada. São 67% até esta semana, proporção equivalente a 261,3 mil e 390 mil hectare a serem semeados.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias