Café

Pitalito, na Colômbia, realiza concurso de cafés torrados da região

A Escola Nacional de Qualidade do Café, em Pitalito, na Colômbia, será o cenário do primeiro concurso de marcas de café torrado de origem de Huila


Publicado em: 30/11/2015 às 14:30hs

Pitalito, na Colômbia, realiza concurso de cafés torrados da região

A competição é promovida pelo Sena (Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia) e será desenvolvida entre 26 e 27 de novembro. Será uma nova oportunidade para as empresas que decidiram apostar na transformação do grão que move a economia dessa região da Colômbia e, evidentemente, para aquelas que apostam em cafés de alta qualidade.

"Esse evento tem como objetivo destacar a empresa huilense com a melhor marca de café torrado, passando por um processo de avaliação de experts provadores e gestores de imagem corporativa nacional e internacional", explicou Gustavo Adolfo Vega, da comissão organizadora.

Até esta terça-feira, 24 de novembro, haverá o recebimento das amostras na Câmara do Comércio de Neiva para o posterior reconhecimento do Produto de Alta Qualidade 2015.

O Concurso que se realiza durante o Terceiro Intercâmbio Internacional de Agroecologia e Café para a Construção da Paz na Colômbia promete ser um espaço de reconhecimento nacional para a marca e seu posicionamento no mercado. Serão avaliadas amostras de mil gramas que tenham um perfil de sabor claro.

De acordo com os organizadores, o júri do concurso estará integrado por 12 pessoas, entre profissionais do setor (empresários, produtores, torrefadores, distribuidores e agentes da cadeia produtiva, chefs de cozinha, gastrônomos e consumidores.

Serão eles que qualificarão a fragrância, aroma, sabor, after taste, acidez, corpo, balanço, uniformidade, limpeza de xícara, doçura, defeitos e os atributos de sabor específicos, além de identificar os defeitos que geram pontuações negativas.

Fonte: Agnocafé

◄ Leia outras notícias