Pesquisadores isolam gene resistente à mancha amarela

Vai permitir um entendimento mais profundo dos mecanismos de defesa

Publicado em: 16/02/2018 às 14:00hs

Pesquisadores isolam gene resistente à mancha amarela

O gene chamado de Stb6, que traz resistência a mancha amarela nas folhas de trigo ou Septoria, a mais importante doença foliar no cultivo em regiões temperadas e uma grande ameaça à produção globalmente. A doença é causada pelo patógeno fúngico, Zymoseptoria tritici.

Apesar de que a presença do gene é conhecida nos últimos 20 anos, o mapeamento do gene e o isolamento levaram cinco anos para completar-se. O trabalho, formado por uma equipe anglo-francesa liderada por Kostya Kanyuka no Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola, em Paris.

“O isolamento do Stb6 é uma grande descoberta que vai permitir um entendimento mais profundo dos mecanismos de resistência da doença operando no trigo contra esse importante patógeno”, diz Kanyulka. “No longo prazo, também deve ajudar a desenvolver melhores estratégias de controle de doenças”.

Kanyuka nota que o gene Stb6 é efetiva contra apenas uma fração de estirpes fúngicas, especificamente aquelas escondem uma proteína compatível, chamada AvrStb6. A proteína Stb6 de alguma forma reconhece essa proteína fúngica, que leva a ativação da resposta de defesa no trigo.

“Apesar disso, esse gene será útil na combinação com outros genes de resistência STB e nosso estudo dá ferramentas para o rápido rastreamento do Stb6 em linhas de cruzamento de trigo”, diz Kanyuka.

Kanyuka também destaca a importância do gene no melhor entendimento da ciência fundamental de controle de doenças. A maior parte de resistência a genes, em trigo ou outras plantas, codificam para receptores de proteínas que estão dentro das células: os códigos Stb6 para os receptores de proteína ficam na superfície da célula. “Esse conhecimento facilitará a identificação e o isolamento de outros genes resistentes para o controle melhorado da Septoria”, acrescentou Janyuka.