Brasil

Pesquisa aponta que nível de pessimismo do brasileiro em relação à economia caiu

Queda está relacionada à melhora nas projeções sobre o comportamento dos preços


Publicado em: 01/09/2015 às 18:20hs

Pesquisa aponta que nível de pessimismo do brasileiro em relação à economia caiu

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostra que o nível de pessimismo do brasileiro em relação à economia caiu e que a queda está relacionada à melhora nas projeções sobre o comportamento dos preços.

O Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), sondagem elaborada pela CNI, subiu 1% em agosto na comparação com julho, atingindo um índice de 98,9 pontos. A sondagem ressalta que, mesmo com os dois aumentos, o Inec está 10,2% abaixo da média histórica, que é 110,1 pontos, e 8,7% inferior ao registrado em agosto do ano passado, o que significa que a população continua pessimista.

Em agosto, o índice de expectativas em relação à inflação aumentou 4,2% na comparação com julho. De acordo com a metodologia da pesquisa, a elevação do indicador mostra que cresceu número de pessoas que espera a queda da inflação.

As expectativas em relação ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento ficaram praticamente estáveis em relação a julho e continuam abaixo do registrado no ano passado. Mas os consumidores estão mais dispostos a ir às compras. O indicador de expectativas em relação às compras de maior valor aumentou 1,2% em relação a julho.

Vale ressaltar ainda, que durante o evento “A Hora da Cabotagem”, Leandro Barreto, da Datamar, destacou que o Brasil não deverá receber muitos investimentos em um futuro próximo, ao contrário da Índia e China que deve manter os altos índices de investimentos.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias