Saúde Animal

Pecuaristas de Mato Grosso vacinaram 32% do rebanho contra febre aftosa

Até a última sexta-feira (22), os pecuaristas de Mato Grosso comunicaram a vacinação contra a febre aftosa em 3.843.604 bovinos e bubalinos, o que representa 32,79% do rebanho do Estado


Publicado em: 28/05/2015 às 14:30hs

Pecuaristas de Mato Grosso vacinaram 32% do rebanho contra febre aftosa

A estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) para a campanha de maio é imunizar 12,65 milhões de animais de 0 a 24 meses de idade até o próximo domingo (31), quando se encerra a primeira etapa de vacinação de 2015 no Estado. O Estado tem o maior rebanho bovino do país, com 28,4 milhões de cabeças, e está livre de febre aftosa há 19 anos.

Até o dia 22, 32,23% das propriedades do Estado haviam comunicado a vacinação nos escritórios do Indea, correspondente a 30.795 propriedades de um total de 95.688.

No Baixo Pantanal, os pecuaristas podem optar por fazer a vacinação uma vez por ano apenas, desde que não haja trânsito desses animais não vacinados. Se for realizado o trânsito e comércio desses animais, é necessária a vacinação.

Para efetuar a comunicação, o produtor precisa apresentar a relação dos animais vacinados e a Nota Fiscal da compra da vacina. O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, frisou o prazo para informar a vacinação. “É importante que o produtor não deixe para a última hora. O período para comunicar a vacinação termina no dia 10 de junho. Ele pode se dirigir ao escritório do Indea da sua cidade, assim que vacinar todo o rebanho da propriedade”.

Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha, pagará multa de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias. O valor da UPF pode ser consultado na página da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Brucelose

O produtor pode aproveitar o período para vacinar as fêmeas com idade de 3 a 8 meses contra brucelose. A primeira etapa da campanha teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses.

As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cabeça, exemplo V5. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão. O atestado de vacinação e a Nota Fiscal de compra das vacinas devem ser apresentados no Indea até o dia 10 de julho.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias