Gestão

Pecuária nas Américas - Nicarágua

Dr.Ronald Blandon Bustamante – Gerente Geral da Comisón Nacional de Ganadera de Nicarágua


Publicado em: 15/05/2014 às 09:30hs

Pecuária nas Américas - Nicarágua

A pecuária é a atividade econômica mais importante de Nicarágua. Então, todas as mudanças que fizermos para a melhoria da atividade, terão um grande impacto econômico e social pela geração de empregos. O encontro que tivemos nesse congresso foi muito útil para nós. Em primeiro lugar, porque os palestrantes e os pecuaristas que visitamos têm uma alta qualificação no tema do melhoramento genético, muita prática de campo e com resultados positivos na qualidade da carne e da produtividade.

A Comissão Nacional de Pecuária da Nicarágua é formada por seis organizações que discutem os problemas mais eminentes da atividade, buscando soluções. Um desses problemas é a baixa produção de um modo geral. A partir do que foi discutido e apresentado nesse congresso, podemos levar respostas aos pecuaristas de como melhorar geneticamente seus rebanhos através do uso de raças especializadas para a produção de carne, por exemplo.

Na Nicarágua, a raça predominante é o Brahman, mas 90% dos rebanhos são de dupla aptidão. Os pecuaristas tiram um pouco de leite e criam o bezerro dessa vaca para o abate. O grande desafio é aprimorar esse duplo propósito ou então mostrar aos produtores a alternativa de se especializar em um deles. Queremos mostrar que, através da inseminação artificial com as raças adequadas a realidade nicaraguense, por exemplo, o pecuarista pode ter um resultado mais rentável, produzindo mais carne em menos tempo.

Creio que a raça Angus é uma boa alternativa para desenvolver o cruzamento industrial na Nicarágua, algo que os brasileiros nos mostraram que é possível fazer. O interessante no Brasil, dentro do quadro da pecuária tropical, é o posicionamento adotado. Quando há uso adequado de tecnologias, e aqui percebemos apoio da Embrapa e técnicos qualificados, a produção é maior. Com pequenas mudanças de manejo na fazenda, aumenta-se significativamente a rentabilidade. Creio que esse é um exemplo que se pode importar e adaptar facilmente à pecuária da Nicarágua.

Dados sobre Nicarágua

População: 5.992 milhões de habitantes

Área: 129.494 km2

Capital: Manágua

2013: Inventário de Gado: 4,3 milhões de cabeças

• O rebanho bovino é de dupla aptidão, leite e corte.
• Taxa de ocupação é menor que 0,5 cabeça por hectare

2013: Exportação de Carne Bovina: 149.318.181 quilos

• Produção de carne está em alta, com crescimento de 7% ao ano.

2013: Exportações de Gado: U.S. $880 milhões, que corresponde a 27% do valor total de exportações.

• Nicarágua é o principal fornecedor de carne bovina na América Central
• Um dos poucos autorizados a exportar para os Estado Unidos

 

Fonte: Berrante Comunicação Ronald Blandon

◄ Leia outras notícias