Análise de Mercado

Ovo x Milho: perdas no poder de compra do avicultor permanecem altas

Em junho, como consequência da paralisação dos caminhoneiros no último decêndio de maio, houve forte incremento nos preços dos ovos no decorrer da primeira quinzena e o preço médio dos ovos brancos na granja


Publicado em: 18/07/2018 às 11:00hs

Ovo x Milho: perdas no poder de compra do avicultor permanecem altas

Em junho, como consequência da paralisação dos caminhoneiros no último decêndio de maio, houve forte incremento nos preços dos ovos no decorrer da primeira quinzena e o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve ganho superior a 30% na comparação com maio. Mesmo com esse forte índice de crescimento mensal, em doze meses o preço médio ficou negativo em mais de 8%.

Já o produtor de milho na comercialização do seu produto, ao contrário do avicultor, sofreu perda mensal de quase 2,5%, mas, em doze meses, obteve índice de crescimento que superou os 57%.

Assim, com o forte incremento mensal na comercialização da caixa de ovos e a queda verificada na comercialização do milho, o avicultor precisou de menor volume de ovos para adquirir o cereal, melhorando seu poder de compra de maio para junho em quase 34%.

Entretanto, em doze meses, permaneceu alta a perda no poder de compra do produtor de ovos, próxima de 42%. Enquanto em junho do ano passado foram necessários somente 5,8 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, neste ano foram necessários 9,9 caixas. Aliás, houve perda também em relação à média histórica dos últimos oito anos.

Por ora, a média de preços de ambos os produtos na primeira quinzena de julho indica nova piora no poder de compra do produtor de ovos.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias