Equídeos

O dia-a-dia do bem-estar animal em um campeonato de Quarto de Milha

Nos eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) no país, o bem-estar animal se tornou tema de primeira ordem


Publicado em: 24/07/2014 às 12:40hs

O dia-a-dia do bem-estar animal em um campeonato de Quarto de Milha

Tanto que a Associação instituiu a função de Inspetor de Bem-Estar animal. A equipe de reportagem da ABQM acompanhou um dia na rotina de um inspetor e conta como o trabalho tem garantido o cumprimento de todas as regras que constam no Regulamento Bem-Estar animal da ABQM.

Pelas lentes da câmera fotográfica de Roger Clark nenhum detalhe passa despercebido. Não, Roger não é repórter fotográfico na cobertura do 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, em Avaré (SP). Ele é inspetor de bem-estar animal da ABQM e sua missão é garantir o cumprimento de todos os itens presentes no regulamento de bem-estar animal da Associação.

Durante todo o dia, Roger roda o Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, onde o evento segue até o próximo domingo (27), e vistoria todas as instalações onde cavalos e bois estejam presentes. Do desembarque dos animais que chegam para as competições, passando pelas baias, currais de bois, áreas de aquecimento e pistas de provas, nenhum local fica sem receber a visita dos olhos atentos de Roger.

"Queremos garantir que os animais envolvidos nos eventos da ABQM tenham condições favoráveis de manejo. Observamos tudo, da alimentação ao controle do estresse animal. Se houver excessos o criador ou proprietário pode ser punido com advertência, suspensão da competição ou exclusão do quadro de associados da ABQM", explica o inspetor. No balanço final, tudo é formatado em um relatório que demonstra a evolução do cumprimento das normas.

Equipe atenta

Se encontra alguma inconformidade, o inspetor orienta e notifica o competidor ou tratador. E a coordenação do evento é informada do fato para as devidas providências. Durante todo o campeonato, os olhos de Roger são multiplicados por 23, número de juízes que estão trabalhando no evento desse ano. Apesar de não serem juízes de bem-estar animal todos observam se as normas estão sendo cumpridas. Os casos adversos são enviados à inspeção do bem-estar animal.

As regras valem para o trato com todos os animais que circulam pelo Parque; cavalos, bois e até os cães pastores que são trazidos pelas comitivas que acampam no local. De acordo com o superintendente geral da ABQM, Celso Minchillo, a função de inspetor de bem-estar animal foi instituída nos eventos da entidade durante o Congresso Brasileiro de Conformação e Trabalho realizado, em abril desse ano, e se tornou regra nos eventos oficiais da entidade.

"A ABQM já aplicava as regras de bem-estar em seus eventos, mas decidiu institucionalizar o tema, colocar as regras em um regulamento e criar uma função. Isso auxilia outros organizadores a terem um parâmetro para executar seus eventos", explica Minchillo. Ele dá o exemplo dos currais que abrigam os bois utilizados em provas de Trabalho, como Laço. São todos dimensionados para comportar, confortavelmente os animais, que recebem água, verde de boa qualidade e atenção de médicos veterinários durante todo o campeonato.

O número de bois alugados também é rigorosamente estudado para que cada animal seja laçado apenas duas vezes durante toda a execução do evento. Sem contar os equipamento de proteção que os animais portam durante as provas. Há ainda um hospital veterinário operando com 11 profissionais em plantão 24 horas. A unidade utiliza equipamentos de última geração que permitem diagnósticos imediatos.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

◄ Leia outras notícias