Análise de Mercado

O Boletim do Leite do Cepea de junho já está disponível

Confira as informações do boletim de junho


Publicado em: 21/06/2018 às 13:20hs

O Boletim do Leite do Cepea de junho já está disponível

"Baixa oferta e desabastecimento no pós-greve sustentam movimento de alta"

A greve dos caminhoneiros no final de maio estabeleceu um novo marco em termos de perspectivas para o setor lácteo. Antes, ainda havia dúvidas sobre a continuidade da valorização do leite ao produtor em junho e julho, por conta da demanda enfraquecida. Após a paralisação, no entanto, a expressiva diminuição da oferta já vem pesando no processo de formação de preços no campo e deve garantir a sustentação do movimento altista nos próximos meses. Leia mais.

"Após três meses de alta, UHT recua em maio"

Após três meses de altas consecutivas no mercado atacadista de São Paulo, o preço do leite UHT recuou 0,38% entre abril e maio, fechando a R$ 2,3986/litro, em média, em termos reais (deflacionados pelo IPCA de maio/18) – frente a maio de 2017, a baixa é de 10,77%. Os dados foram levantados por meio das pesquisas diárias realizadas pela equipe do Cepea com o apoio financeiro da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Leia mais.

"Exportação tem volume mais baixo desde 2010"

Em maio, o volume de lácteos vendido pelo Brasil ao mercado internacional chegou ao menor patamar desde 2010, totalizando 2,4 milhões de litros em equivalente leite. Entre abril e maio, a baixa é de 55,1% e, frente a maio de 2017, de 65,4%. Os embarques mais baixos são resultado da menor produção brasileira de leite, intensificada pelo início da entressafra, além do desestímulo de produtores frente aos baixos preços no início de 2018. Leia mais.

"Custo de produção sobe em maio pelo 5º mês seguido"

Os custos de produção da pecuária leiteira seguiram em alta em maio pelo quinto mês consecutivo. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os gastos correntes da propriedade, se elevou em 0,73% de abril para maio na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP). De janeiro a maio, o COE registra alta de 4,26%. Leia mais.