Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Nutrição de bezerras na Fazenda Santa Luzia: Foco em desempenho e bem estar animal

O negócio da propriedade – que conta com 75 colaboradores e uma área 900 hectares – é composto pela comercialização de leite, animais para produção e venda de genética.

De acordo com o gestor da propriedade e médico veterinário Maurício Silveira Coelho, a fazenda possui 1.600 vacas em lactação e a produção diária de leite é de 35 mil litros. “Nosso objetivo é alcançar a produção de 40 mil litros por dia em 2018 com 2.000 vacas em lactação. Há mais de quatro anos nossa reprodução é feita apenas por transferência de embrião, processo bastante sistematizado em que temos controle de cada etapa. Para se ter uma ideia, nosso índice de nascimento de fêmeas é de 87% a 90%, o que nos permite um rápido crescimento”, comenta.

Para atingir esses resultados, um dos focos de trabalho é o manejo das bezerras. Constantemente o bezerreiro da propriedade passa por processos de ampliação e, recentemente, a capacidade passou de 400 para 600 bezerras alojadas. “O manejo dos bezerros é realizado diariamente com a avaliação clínica, cura do umbigo e aleitamento. As bezerras de até 42 dias recebem leite duas vezes por dia. Atualmente, estamos fazendo o aleitamento de 260 bezerras e são utilizados 550 litros de leite de manhã e 550 litros à tarde. Utilizamos o sucedâneo da Cargill Nutrição Animal nos dois momentos”, conta a líder do setor de criação de bezerros, Marlucia Alves Pereira.

O sucedâneo em questão é o Nurture Prime, o substituto de leite da Nutron ® em parceria com a Holandesa Denkavit. “Com a utilização do Prime conseguimos garantir a todos os animais um aleitamento seguro em relação aos minerais, vitaminas, aditivos necessários e a manutenção da saúde intestinal, aliado a padronização na composição e isenção de possíveis contaminantes”, explica a coordenadora técnica de bovinos de leite da Cargill Nutrição Animal, Melina Pinheiro.

Segundo ela, com a qualidade do leite adequada, o programa de aleitamento bem elaborado e uma boa alimentação sólida, o produtor irá garantir que as bezerras se desenvolvam fortes e saudáveis, se tornando vacas altamente produtivas.

“Desde que utilizamos a solução da Nutron, temos um ganho de peso médio na ordem de 700 gramas por dia. Nossas bezerras desmamam com peso entre 90-95 kg, o que é um peso excelente para o sistema que adotamos e, a partir de então, trabalhamos para ter uma redução de idade no primeiro parto. Em 2018, devemos ter nossas novilhas parindo com 30 meses”, garante Maurício.

O gestor comenta que a Cargill Nutrição Animal participa e contribui com o negócio da fazenda desde o início. “Fomos um dos primeiros clientes da empresa na área de suinocultura e, na bovinocultura de leite, temos a nutrição do bezerreiro feita pela companhia. Nos últimos três anos, começamos a utilizar o Nurture Prime e o desempenho das bezerras tem sido muito satisfatório ”, diz.

Outro ponto de destaque é a integração entre os colaboradores da propriedade e técnicos da empresa, que garantem o sucesso das atividades desenvolvidas. “A atuação dos técnicos da Cargill Nutrição Animal é bem intensa e focada, o que contribui para qualificar a equipe e colocar o bezerreiro no nível que está hoje, com nutrição adequada e manejo correto. A contribuição da empresa é de grande importância tanto no trabalho realizado dentro da fazenda como na qualidade do sucedâneo, produto tecnicamente muito bem elaborado”, conta.

Ao longo de sua história, a Fazenda Santa Luzia procura ser inovadora, firmar parcerias sólidas e adotar tecnologias direcionadas ao melhor resultado. Recentemente, venceu o Prêmio Agroleite na categoria Melhor Produtor. Todos esses fatores contribuíram para que chegasse a posição de liderança no segmento. “Continuamente aprimoramos nosso modelo de trabalho e, a participação de parceiros de confiança como a Cargill Nutrição Animal gera tendências para um segmento que está em constante evolução”, finaliza.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 22/12/2017 às 16:40hs
Fonte: Cargill
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: