T. da Informação

Número de agtechs brasileiras cresceu pelo menos 150% desde 2016

Levantamento completo com perfil das startups de agro será divulgado em junho pela AgTech Garage e Esalq


Publicado em: 10/04/2018 às 16:40hs

Número de agtechs brasileiras cresceu pelo menos 150% desde 2016

A segunda edição do censo agtech startups Brasil, atualmente em processo de pesquisa, apontará um aumento de pelo menos 150% no número de startups voltadas para o agronegócio. O levantamento preliminar foi feito pela AgTech Garage, que realiza o censo em parceria com a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A comparação é com o primeiro censo, realizado em 2016, que indicou a existência de 75 dessas empresas no Brasil. Hoje, só a AgTech tem quase 200 startups cadastradas em sua rede, diz o grupo.

A coleta de dados começou no início do mês de abril, por meio de questionários preenchidos online. Eles serão avaliados em maio. A previsão da AgTech é que o trabalho esteja pronto para divulgação em junho.

O diretor da AgTech Garage, José Tomé, afirma que o censo refletirá a maturidade e a relevância do segmento de startups do agro brasileiro. Ele destacou, ainda, que por ser uma edição mais completa em relação à primeira, o censo reunirá dados fundamentais para as iniciativas de fomento às empresas.

A base já mapeada para a primeira edição do censo será o ponto de partida, segundo o professor do departamento de genética da Esalq e um dos coordenadores do levantamento, Mateus Mondin. “O primeiro censo abriu os olhos de empreendedores, investidores, governo e agências. Os dados foram apresentados em diversos eventos pelo Brasil e o mundo, o que fez com que muitas entidades se organizassem para desenvolver formas de incentivo ao empreendedor agtech”, disse.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias