Certificação

Novos Selos Diamante e Safira vão certificar touros com melhores resultados em IATF

Com mais de 500 mil informações coletadas, ABS Pecplan aumenta rigidez de critérios no programa: Safira e Diamante vão graduar touros com maior número de inseminações e resultados ainda melhores


Publicado em: 25/01/2016 às 17:00hs

Novos Selos Diamante e Safira vão certificar touros com melhores resultados em IATF

O consolidado Selo IATF da ABS Pecplan acaba de ganhar duas novas categorias para avaliação do desempenho dos touros na técnica de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). O programa, que era dividido em Bronze, Prata e Ouro, passa a contar com duas novas graduações - Safira e Diamante, que serão concedidas apenas aos reprodutores que atenderem critérios ainda mais rígidos.

“As exigências do Selo Ouro ficaram pequenas diante o tamanho do nosso banco de dados. Muitas vezes, o criador estava utilizando um touro com mais de 10 mil informações e só sabia que o animal tinha mais que 3 mil”, comenta Cristiano Ribeiro, Gerente do Departamento Técnico Corte da ABS Pecplan, lembrando que o programa é pioneiro no mercado e que desde 2008 profissionais da empresa e técnicos parceiros coletam dados de protocolos de IATF para dar sustentação ao sistema, que hoje já conta com mais de meio milhão de informações.

“Desde de 2012, contribuímos para que criadores escolham os reprodutores com confiança e, agora, com esse banco de dados cada vez maior, pudemos aumentar ainda mais a acurácia das informações que levamos a nossos clientes”, informa Ribeiro.

O gerente de Mercado e Contas-chave da ABS, o zootecnista Frederico Glaser ressalta que o mais interessante de uma iniciativa como esta é a solidez da coleta dos dados. “Contamos um grupo de mais de 70 veterinários e prestadores de serviços em IATF, que nos enviam estas informações desde 2008. E os números só crescem ano após ano. Não lançamos este projeto do dia para noite. Nossos dados são a maior referência do setor, não somente por termos sido os primeiros a certificar touros superiores para IATF no mercado, mas, principalmenteM pela confiança nos resultados da fertilidade dos touros com selo. E agora com mais duas categorias – Safira e Diamante – nossos clientes perceberão ainda mais que a acurácia dos dados significa maior garantia em resultados”.

Glaser ainda comenta que estão começando a surgir iniciativas de concorrentes neste sentido no setor. “O que é um excelente sinal. Mostra que nosso pioneirismo está sendo seguido por outras empresas e que há mais de oito anos estamos na frente, coletando dados, mostrando resultados e beneficiando nossos clientes com esta visão de futuro”, acrescenta.

Para ser graduado na categoria Safira, o touro precisa ter mais de seis mil informações coletadas em 20 fazendas em no mínimo 5 regiões e ter registrado taxa de prenhez maior de 53%. Já para o Selo Diamante, que passa a ser o mais valorizado, o reprodutor necessita 10 mil inseminações informadas em 30 fazendas em mais de 10 regiões e com a taxa maior de 54%. “Com certeza, vamos valorizar ainda mais o desempenho dos touros da bateria e valorizar também o nosso banco de dados”, reforça Cristiano Ribeiro, apostando que o upgrade do programa de Selos IATF da ABS vai mexer com o mercado. “Historicamente, os touros graduados lideraram nossas vendas. E, claro, que com um volume ainda maior de informações, a tendência é de mais interesse por esses reprodutores”, comemora.

Ainda de acordo com Cristiano Ribeiro, a tendência é que a partir de 2016 o número de informações coletadas pela empresa seja ainda maior e com maior agilidade em função da ferramenta ABS SYNC, lançada em setembro. Com o programa tecnológico e inovador para gestão reprodutiva, os integrantes do Grupo IATF da ABS passaram a anotar todos os dados no curral, diretamente no tablet, podendo a qualquer tempo, com acesso à internet, sincronizar com o sistema central. “Eliminamos o papel e tornamos a comunicação imediata”, completa.

Conheça os touros com Selo IATF ABS:

Diamante:
- Curve Bender
- Solid Gold
- Cacique

Safira:
- 7176
- Tanque

Ouro:
- Erroso
- Sansão
- Novel
- Trano Bill
- Campeão
- Rausor
- Vencius
- BigMac
- Rampage
- Final Product

Prata:
- Uapiti

Bronze
- Hanuman
- Galego

Fonte: Assessora de Imprensa ABS Pecplan cacique-abs

◄ Leia outras notícias