Outros

Novo olhar sobre ruralidade e políticas públicas

Conceitos apropriados do que é rural e impactos diretos: temas da introdução ao Módulo II


Publicado em: 14/11/2012 às 09:45hs

Novo olhar sobre ruralidade e políticas públicas

Após apresentar a concepção de ruralidade no ambiente mundial no segundo dia, o VII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial Dinâmicas Rurais Contemporâneas no Brasil e Políticas Públicas teve prosseguimento na manhã de hoje (13) com um debate sobre as concepções de ruralidade no Brasil. O consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) Humberto Oliveira fez a introdução ao tema do Módulo II. O evento acontece em Fortaleza (CE), de 11 a 14/11.

Segundo o palestrante, os desafios são imensos. “A sociedade brasileira ainda tem a visão do rural como se fosse algo do século passado. Mas nós estamos aqui discutindo um rural contemporâneo, que convive com a urbanização do país e tem valor muito grande."

Oliveira apresentou dados estatísticos para mostrar que o Brasil está cada vez mais deixando de ser rural. Ele lembrou que, de acordo com o Censo de Demográfico de 2010, os municípios com até 10 mil habitantes foram os que mais perderam população nos últimos 10 anos. “Hoje, no País, temos regiões e territórios inteiros em que todos os municípios têm menos de 50 mil habitantes”, exemplificou. A diminuição gradativa da população rural, que hoje é de apenas 14% da população total do País, foi outro indicativo apontado.

“Com o número diminuindo, essa fatia da população acaba se tornando preocupação exclusiva dos que fazem políticas agrárias e não do conjunto de ministérios. Uma contagem equivocada da população e uma definição equivocada do que é ruralidade prejudicam a distribuição de políticas públicas e a disponibilização de bens e serviços para quem vive no rural. Temos que impactar no sentido de orçamento e direcionamento das políticas públicas”, finalizou.

A apresentação foi pautada pelos avanços do Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil e suas Implicações para as Políticas Públicas, do qual Humberto faz parte. “Enfrentamos o tema com o propósito de não ser apenas acadêmico, mas sim para impactar as políticas públicas voltadas para o meio rural. Temos que apontar caminhos sobre o papel do rural no desenvolvimento do Brasil”, anunciou.

Veja as apresentações do Segundo dia do Fórum

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias