Logística e Transporte

Novo carregador de Paranaguá irá acelerar embarques de grãos na safra 2014/15

Bases do primeiro de quatro novos carregadores estão na retroárea de Paranguá. Equipamentos são montados ao mesmo tempo em que os embarques ocorrem normalmente no porto


Publicado em: 02/09/2014 às 13:10hs

Novo carregador de Paranaguá irá acelerar embarques de grãos na safra 2014/15

As exportações de soja e milho pelo Porto de Paranaguá ganharão velocidade a partir da safra 2014/15. Até fevereiro do ano que vem dois novos shiploaders (carregadores de navios) devem entrar em operação no berço 213 do corredor de exportação do estado, informou nesta sexta-feira (29) a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A conclusão da montagem do primeiro “robô” está prevista para dezembro deste ano. O segundo ficará pronto em fevereiro. A instalação faz parte de um projeto da Appa de renovar quatro carregadores até junho de 2015 com aporte de cerca de R$ 60 milhões para a compra dos equipamentos. Os outros dois aparelhos serão instalados nos berços 212 e 214.

Os shiploaders que hoje trabalham no porto foram adquiridos ao final da década de 1970. A previsão é que haja um ganho de 30% nos embarques dos grãos. Os novos carregadores têm capacidade nominal para movimentar 2 mil toneladas por hora, dependendo do produto e da correia transportadora acoplada. Atualmente, a capacidade dos equipamentos em atividade é de 1,5 mil toneladas/hora, mas, devido à idade, estima-se que eles que embarquem na realidade cerca de 800 toneladas/hora.

Segundo maior porto em operação no Brasil, Paranaguá espera movimentar neste ano perto de 50 milhões de toneladas. Entre os principais produtos embarcados pelo porto estão soja em grão, farelo de soja, milho e açúcar. No ano passado, o corredor de exportação paranaense enviou ao mercado internacional mais de 15 milhões de toneladas das quatro commodities.

 

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias