Governo

Normas para refúgio devem ser definidas em até seis meses, diz ministro

Neri Geller afirmou que discussão envolve toda a cadeia produtiva


Publicado em: 25/07/2014 às 18:10hs

Normas para refúgio devem ser definidas em até seis meses, diz ministro

O ministro da Agricultura, Neri Geller, disse nesta quinta-feira (24/7) que as normas para a utilização do refúgio no Brasil devem ser implantadas dentro de quatro a seis meses. De acordo com ele, as discussões estão em fase final e envolver governo, empresas, setor produtivo e instituições de pesquisa.

“É uma necessidade e está sendo concluída a discussão. Vamos implantar dentro de critérios técnicos em um prazo de quatro a seis meses”, disse Geller na cerimônia que marcou a premiação do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja – Safra 2013/2014, na sede do Ministério em Brasília.

O refúgio é utilizado para evitar a criação de resistência a tecnologias usadas nas lavouras, especialmente a Bt. Consiste no plantio de um porcentual de sementes convencionais junto com as transgênicas para manter a população de pragas sensível à tecnologia. A regulamentação desta prática é defendida por representantes do setor. E as próprias empresas fornecedoras das tecnologias têm suas recomendações para cada cultura.

Neri Geller garantiu que as normas para adoção do refúgio no Brasil serão definidas pelo Ministério da Agricultura, com base em um amplo debate sobre o assunto. E descartou a possibilidade de algum segmento da cadeia ter mais influência na redação das regras.

“Vamos ouvir o setor, as empresas e os centros de pesquisa ligados ao setor, mas é o Ministério da Agricultura que tem o corpo técnico e terá a palavra final. Vamos fazer claramente, estabelecendo regras em conjunto e com foco bem claro”, disse Geller.

O vice-presidente do Comitê Executivo Soja Brasil, Odílio Balbinotti Filho, que é do setor de sementes, defende que as regras para refúgio devem ser adaptadas à realidade brasileira e amparadas por lei. Na avaliação dele, os órgãos de pesquisa devem sugerir os parâmetros a serem utilizados.

“É uma necessidade premente, emergente, urgente porque já deu pra ver que o Brasil tem uma realidade diferente de outros países no que diz respeito à manutenção de tecnologias. A força de quebra das resistências de defensivos dos eventos biotecnológicos tem sido muito rápida.”

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias