Agricultura Familiar

Niterói anuncia adesão a programa de alimentação consciente em escolas públicas

Cidade se compromete a servir mais opções de origem vegetal em suas escolas já a partir do ano letivo de 2018; decisão faz com que ações de alimentação consciente alcancem cerca de 25 milhões de refeições ao ano


Publicado em: 21/12/2017 às 14:20hs

Niterói anuncia adesão a programa de alimentação consciente em escolas públicas

São Paulo, dezembro de 2017 - A cidade de Niterói (RJ) anunciou na quarta-feira, 13 de dezembro, uma parceria com o Alimentação Consciente Brasil (ACB), programa de alimentação saudável, com o objetivo de servir mais refeições livres de produtos de origem animal em escolas públicas. A iniciativa visa à proteção do meio ambiente e o combate às doenças crônicas e à obesidade infantil, que afeta um terço das crianças no Brasil.

“Estamos comprometidos com a saúde e bem-estar de nossos estudantes, e por isso temos orgulho dessa parceria com o ACB para servir mais refeições saudáveis e sem produtos de origem animal”, declarou Bruno Ribeiro, presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

O novo programa também conta com o apoio de Daniel Marques, da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais do município, e de Waldeck Carneiro, deputado estadual (PT-RJ) e ex-Secretário da Educação de Niterói, e deve trazer um impacto direto sobre as 25 mil refeições servidas diariamente nas 91 unidades escolares e 20 creches comunitárias conveniadas de Niterói já no ano letivo de 2018, quando terá início a implementação do programa.

“Niterói comprovou ser uma cidade líder na promoção de melhorias de saúde pública em escolas e na proteção do meio ambiente”, ressaltou Renata Scarellis, coordenadora do Alimentação Consciente Brasil. “É um verdadeiro exemplo para outras cidades implementarem dias com refeições livres de produtos de origem animal, o que já foi feito em vários países da Europa, em diversas cidades nos Estados Unidos e no Brasil.”

Com o anúncio, a cidade engrossa a lista de cidades brasileiras que assumiram o compromisso de promover a saúde e a sustentabilidade em seus programas de alimentação, que inclui ainda municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop - que foi o primeiro município a se comprometer com a redução em 40% - e a rede estadual de escolas do Mato Grosso, impactando mais de 25 milhões de refeições por ano.

Com a nova política alimentar adotada pelo município, a cidade se junta aos líderes mundiais de promoção de saúde e sustentabilidade, acompanhando uma tendência global de centenas de outras zonas escolares, hospitais e instituições que já implantaram iniciativas similares em partes do Brasil, EUA, México, Canadá, China e outros.

Programas como esse contam com o apoio de nomes como Bill Gates, Paul McCartney, Reynaldo Gianecchini, Leonardo DiCaprio, Gisele Bündchen e renomados especialistas em saúde. O programa segue as recomendações da Organização das Nações Unidas, da American Heart Association, do Guia Alimentar para a População Brasileira publicado pelo Ministério da Saúde, e de outras autoridades em questões ambientais e de saúde. Estas renomadas instituições promovem a redução do consumo mundial de carnes como medida efetiva para combater doenças crônicas, impedir o desmatamento e reduzir o uso de água e outros recursos naturais.

O programa Alimentação Consciente Brasil é operado pela organização sem fins lucrativos Mercy For Animals Brasil e trabalha para criar um sistema de alimentação saudável e sustentável, substituindo 20% dos produtos de origem animal por alimentos vegetais saudáveis, sustentáveis e deliciosos. Todas as atividades oferecidas pelo Programa ACB são feitas de maneira gratuita.

Com uma equipe de chefs, médicos e nutricionistas como consultores, como Alessandra Luglio, Dr. Eric Slywitch e Vanessa Menck, o projeto fornece suporte nutricional gratuito e especializado, consultoria em cardápios e premia com o Selo de Alimentação Consciente.

Fonte: Agência Lema

◄ Leia outras notícias