Pragas e Doenças

Nematoide de galha: um alerta importante

O nematoide de galhas está associado a inúmeras culturas em diversos países e está presente em praticamente todos os estados brasileiros


Publicado em: 21/08/2014 às 15:30hs

Nematoide de galha: um alerta importante

O nome Meloidogyne pode parecer estranho, mas o termo já é bem conhecido pelos produtores rurais e pelos profissionais ligados ao campo. A preocupação em torno deste nematoide, popularmente chamado de nematoide de galha, dá-se pelo fato de ser o responsável por grandes danos à produção agrícola.

Entre os diversos fitonematoides, a espécie Meloidogyne javanica é a que detém a maior gama de plantas hospedeiras, sendo a maioria delas essenciais para a economia, como a soja, milho, feijão, batata, cenoura, tomate, cana-de-açúcar, fumo, entre outras.

Segundo o Nematologista do Instituto Phytus, Paulo Sergio dos Santos, os danos decorrentes do parasitismo deste nematoide dependem do nível populacional presente na área, associado à suscetibilidade da cultura e condições climáticas favoráveis para o complemento de seu ciclo biológico.

Os sintomas na planta resultam de murcha nas horas mais quentes do dia, declínio, queda de folhas e sintomas de deficiência mineral. Nas raízes, que desvitalizam e param de crescer, as galhas e rachaduras são visíveis. As lavouras apresentam manchas ovais, as reboleiras e as plantas apresentam-se raquíticas e suas folhas tornam-se carijó.

Porém, Santos alerta que o fato da observação desses sintomas não deve ser tomado como medida única de identificação, pois eles servem apenas como indício da problemática e direcionamento para o gênero Meloidogyne. “O envio das raízes a um laboratório de nematologia o quanto antes é absolutamente necessário para a identificação da espécie ou raça. O sucesso do manejo frente aos nematoides passa pela identificação correta da espécie presente na área”, conclui.

Atenção, produtor: pesquisas apontam que, normalmente, o prejuízo da produção fica em torno de 10 a 30%, mas, dependendo da cultura, pode chegar a 90%.

O material completo sobre identificação e sintomas de Meloidogyne javanica pode ser acessado gratuitamente no Clube Phytus através do link http://goo.gl/ObXdIH. Em um vídeo sobre o assunto, disponível no link http://goo.gl/M69JVv, Santos fala sobre como efetuar o controle das áreas afetadas a fim de reduzir e impedir a multiplicação de nematoides, já que é quase impossível a sua erradicação na área atingida.

Consulte gratuitamente no Clube Phytus outras informações em informativos técnicos, vídeos e artigos.

Acesse as redes sociais do Instituto Phytus e fique por dentro das novidades em pesquisa, ensino e comunicação para o agronegócio: pelo twitter @iphytus e também pela fanpage facebook.com/iphytus. Além desses canais, o Instituto também está conectado com seus públicos através do Google+ http://goo.gl/459GJ6 e do Linkedin http://goo.gl/VOoPnf.

 

Fonte: Intensa Comunicação de Relacionamento

◄ Leia outras notícias