Bovinos de Corte

Nelore JOP apresenta animais Nelore importados da Índia

O Projeto Nelore JOP comemorou os dez anos de investimentos na importação de genética Nelore da Índia com um dia de campo para apresentação ao mercado de animais nascidos no Brasil


Publicado em: 23/07/2014 às 16:20hs

Nelore JOP apresenta animais Nelore importados da Índia

O evento ocorreu no dia 20 de julho de 2014, na Estância Cachoeirinha, em Guararapes (SP), e atraiu mais de 100 pecuaristas, empresários, técnicos, consultores e demais interessados de várias partes do país.

Foram apresentados grupos de machos e fêmeas (touros jovens, novilhas prenhes e bezerros) nascidos entre abril de 2012 e maio de 2014, filhos de reprodutores e matrizes que demonstram características importantes e desejáveis para a pecuária atual, como rusticidade, equilíbrio, precocidade sexual, caracterização racial e conformação de carcaça.

“A primeira geração dos animais nascidos no Brasil mostra uma clara caracterização de rusticidade e fertilidade do gado”, ressalta Pedro Gustavo Novis, diretor da Fazenda Guadalupe. “Temos muita confiança na contribuição dessa genética para o aumento da produtividade da pecuária brasileira”, acrescenta Carlos Mestriner, titular da Agropecuária Ônix.

“A genética zebuína importada da Índia pelo Nelore JOP representa ganhos de indiscutível valor produtivo e reprodutivo para toda a pecuária brasileira, na medida em que agrega fantástica rusticidade, atrelada a conceitos modernos, como fertilidade e precocidade”, diz Angelo Prata Tibery, um dos responsáveis pela seleção dos animais na Índia.

“A característica que mais me chama a atenção é o equilíbrio dos animais”, ressalta o criador Adir do Carmo Leonel, presente do dia de campo do Nelore JOP. “A natureza fez a sua parte para conceber animais rústicos e produtivos, que sobrevivem na Índia a temperaturas próximas a 50oC”, complementa. “Temos convicção de que estes animais contribuirão para produzir os animais precoces e com bom acabamento que o mercado deseja”, aponta José Roberto Colli, proprietário do Nelore Zeus.

“A heterose proporcionada por esses animais será muito importante para aumento dos ganhos de eficiência da pecuária brasileira. Nossa expectativa é das melhores, tendo em vista os resultados preliminares já vistos nos animais nascidos”, assinala Gilson Katayama, proprietário da Katayama Pecuária.

O Nelore JOP contabiliza 250 animais nascidos no Brasil a partir da importação de embriões da Índia. No total, o projeto envolve 1.500 embriões, sendo que cerca de 800 ainda estão para chegar ao país. A seleção genética envolveu 35 fêmeas e 7 touros da Índia.

“Os parceiros do projeto já utilizaram sêmen dos reprodutores oriundos da importação dos embriões do Nelore JOP em seus rebanhos de fêmeas. Os nascimentos ocorrerão a partir de setembro. O passo seguinte é realizar avaliação de peso ao nascer, à desmama e ao sobreano, objetivando disseminar essa genética de maneira consciente e organizada”, informa José Carlos Prata Cunha, da Fazenda Fortaleza.

O Nelore JOP tem apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e segue todos os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).

O projeto é composto pelos seguintes grupos pecuários: Fazenda Guadalupe (Pedro Novis), Fazenda Fortaleza (José Carlos Prata Cunha), Katayama Pecuária (Gilson Katayama), Fazenda Vista Alegre (família de Orestes Prata Tibery Jr.), Agropecuária Ônix (Carlos Mestriner) e Nelore Zeus (José Roberto Colli).

Mais informações sobre o Projeto Nelore JOP podem ser obtidas com Thiago Trevisi pelos e-mails: thiagotrevisi@gmail.com e topconsultoriapecuaria@gmail.com ou pelo telefone (34) 9243-1515.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias