Milho e Sorgo

Negociação para Pepro de milho evolui apesar de indefinida, diz Paludo

O secretário admitiu que o governo teme a volta dos problemas de armazenagem do grão ocorridos na safra passada


Publicado em: 31/07/2014 às 19:10hs

Negociação para Pepro de milho evolui apesar de indefinida, diz Paludo

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, afirmou que as "negociações avançaram" dentro do governo para a realização de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) com o objetivo de escoar o milho da atual safra.

No entanto, data para o anúncio e os detalhes do programa seguem indefinidos. "O processo de negociação interno evoluiu bem nesta última semana, mas ainda não tem data. Temos ideia de volume e valores mas não podemos antecipar", disse o secretário, que participou na noite de ontem da etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Expocorte. "O processo continua no Ministério da Fazenda, demos uma carga em 18 de julho, mas ainda não saiu".

Paludo admitiu que o governo teme que, com a safrinha de milho já praticamente colhida, voltem os problemas de armazenagem do grão ocorridos na safra passada como, por exemplo, a estocagem a céu aberto, em estradas e avenidas. "Por isso trabalhamos para os programas de escoamento, e trabalhamos com afinco e preocupação não só para estocagem, mas para garantir a rentabilidade".

Citros

O secretário de Política Agrícola afirmou, ainda, que o governo irá reavaliar os leilões de Pepro para laranja após o realizado hoje para o escoamento previsto de 3 milhões de caixas em São Paulo e outras 360 mil no Paraná. No entanto, Paludo afastou, em um primeiro momento, grandes alterações nos leilões futuros para citros como, por exemplo, a ampliação do limite máximo de 10 mil caixas para que produtor negocie nos leilões na safra 2014/2015.

"Tivemos várias reuniões e esse limite é fundamental para escoar todo o volume e ter mais produtores atendidos. Veremos esse segundo leilão, vamos reavaliar, mas a intenção é continuar tendo outros leilões a cada 15 dias", completou.

CMN

Paludo garantiu, ainda, que o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentará, na reunião prevista para hoje (31/7), as linhas de investimentos para aquisição de bovinos para confinamentos, incluída no Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015. "Por ser uma linha nova, ela demorou mais para ser aprovada, mas os recursos estão disponíveis na linha de custeio normal, de R$ 385 mil para médio produtor e R$ 1,1 milhão para produtor grande, com juros de 4,5% a 6%", concluiu.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias