Mercado Financeiro

Índices acionários chineses recuam com dados econômicos fracos

Os dados sobre a economia da China também pesaram sobre os mercados do restante da região, e às 7h15 (horário de Brasília) o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,3 por cento


Publicado em: 16/07/2018 às 10:20hs

Índices acionários chineses recuam com dados econômicos fracos

Os mercados acionários da China fecharam em queda nesta segunda-feira, após dados mostrarem que a economia do país expandiu a ritmo mais lento no segundo trimestre, enquanto a guerra comercial com os Estados Unidos ameaça afetar as exportações.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,6 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,61 por cento.

Os setores financeiro e imobiliário lideraram as quedas, recuando 2,1 e 2,3 por cento respectivamente.

A economia da China expandiu a um ritmo mais lento no segundo trimestre uma vez que os esforços de Pequim para conter a dívida afetaram a atividade, enquanto o crescimento da produção industrial em junho enfraqueceu para a mínima de dois anos em um sinal preocupante para os investimentos e os investidores no momento em que se intensifica a disputa comercial com os Estados Unidos.

“Eles precisam desacelerar ligeiramente a desalavancagem financeira e voltar seu foco mais para as medidas de apoio ao crescimento, por exemplo, aumentando a liquidez através de cortes (de compulsório)”, disse Iris Pang, economista de China no ING.

Os dados sobre a economia da China também pesaram sobre os mercados do restante da região, e às 7h15 (horário de Brasília) o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,3 por cento.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado por feriado.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,05 por cento, a 28.539 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,61 por cento, a 2.813 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,60 por cento, a 3.471 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,39 por cento, a 2.301 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,43 por cento, a 10.817 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,85 por cento, a 3.232 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,43 por cento, a 6.241 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias