Mercado Financeiro

Índice acionário asiático amplia recuperação para 5º dia, japonês Nikkei tem alta

Os principal índice acionário asiático avançou pelo quinto dia seguido nesta sexta-feira, uma vez que a confiança dos investidores retornou lentamente após forte onda de vendas neste mês


Publicado em: 16/02/2018 às 11:20hs

Índice acionário asiático amplia recuperação para 5º dia, japonês Nikkei tem alta

Às 7h32 (horário de Brasília), o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, avançava 0,38 por cento, embora muitos mercados tenham permanecido fechados na sessão devido ao feriado do Ano Novo Lunar.

O índice japonês Nikkei teve alta de 1,2 por cento, com os investidores aliviados em ver o governo indicar o presidente do banco central, Haruhiko Kuroda, para outro mandato, sugerindo que o Banco do Japão não terá pressa para reduzir seu forte programa de estímulo.

Medidas pelo índice mais amplo do MSCI de ações mundiais que cobre 47 mercados, as ações globais recuperaram mais de metade das perdas de 10,7 por cento sofridas desde a máxima intradia de 29 de janeiro até a mínima intradia de quatro meses atingida há uma semana.

Os investidores se acalmaram diante da queda no índice Vix de Wall Street, a "medida de medo" que avalia a volatilidade implícita de uma mês nas ações dos Estados Unidos.

O índice foi abaixo de 20 pela primeira vez desde o salto à máxima de dois anos e meio de 50,3 na semana passada, provocado pelas fortes perdas entre investidores que apostaram que os mercados acionários ficariam estáveis com uma combinação de crescimento econômico sólido e inflação moderada.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,19 por cento, a 21.720 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.
  • Em XANGAI, o índice SSEC não teve operações.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não abriu.
  • Em SEUL, o índice KOSPI ficou fechado.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES ficou fechado.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,08 por cento, a 5.904 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias