Meio Ambiente

Mudança climática reúne Brasil e 8 países

Gestores, especialistas e agentes financeiros do Brasil e de outros oito países discutiram, na última semana, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os Planos Nacionais de Adaptação feitos ou em fase de elaboração em seus respectivos territórios


Publicado em: 07/07/2015 às 12:10hs

Mudança climática reúne Brasil e 8 países

O encontro teve como objetivo a troca de experiências e políticas públicas propostas por cada um dos governos. Entre os destaques, temas como recursos hídricos e segurança alimentar.

Essa foi a segunda reunião do Comitê da Rede Global para Planos Nacionais de Adaptação, criado, no fim do ano passado, na 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), em Lima, capital peruana. Além do Brasil, o comitê é composto por especialistas da Alemanha, Malawi, Jamaica, Filipinas, África do Sul, Togo, Reino Unido e Estados Unidos.

Três áreas - As discussões se concentraram em três diferentes áreas: planejamento de infraestrutura e transporte, segurança alimentar, incluindo agricultura e atividade pesqueira, e um terceiro eixo que inclui energia, turismo e água. As equipes dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e das Cidades e a Agência Nacional de Águas (ANA) representaram o governo federal na reunião. Além disso, o encontro contou com a participação da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAid).

No Brasil, o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima está em fase de elaboração, sob a coordenação do MMA. O documento deverá ser colocado em consulta pública em breve e deverá prever ações capazes de frear os prejuízos causados pelas mudanças climáticas. A expectativa é que as contribuições enviadas pela sociedade sejam analisadas para posterior publicação.

Ações de adaptação se referem a iniciativas e medidas capazes de reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima. Ou seja, é uma forma de resposta para lidar com possíveis impactos e explorar eventuais oportunidades. A elaboração de uma estratégia de adaptação envolve, entre outras coisas, a identificação da exposição a esses impactos com base em projeções e cenários climáticos.

Saiba mais – Apesar de considerado um fenômeno natural, o efeito estufa tem sido intensificado nas últimas décadas e, com isso, gerado mudanças climáticas. Essas alterações resultam do aumento descontrolado das emissões de gases como o dióxido de carbono e o metano. A liberação dessas substâncias é consequência de diversas atividades humanas, entre elas o transporte urbano, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e o consumo de energia.