Saúde Animal

MSD Saúde Animal amplia portfólio de produtos para a avicultura e anuncia ao mercado brasileiro: o EXZOLT®

Trata-se do primeiro tratamento sistêmico contra infestações por ácaros vermelhos aviários e propõe uma revolução ao mercado avícola


Publicado em: 28/03/2018 às 07:00hs

MSD Saúde Animal amplia portfólio de produtos para a avicultura e anuncia ao mercado brasileiro: o EXZOLT®

O Brasil é o primeiro país das Américas a receber EXZOLT® (Fluralaner), tratamento inovador contra infestações por ácaros das aves. O princípio ativo de EXZOLT® é fruto de 17 anos de pesquisa e desenvolvimento da MSD Saúde Animal (conhecida, nos EUA e Canadá, como Merck Animal Health).

EXZOLT®, administrado com dose recomendada de 0,5 mg/kg de peso corporal duas vezes no intervalo de sete dias, obteve 100% de eficácia na morte de ácaros em estudos clínicos por semanas. O produto começa agir quatro horas após o início do tratamento, resultando em eliminação efetiva da praga. As galinhas são tratadas em dois momentos e isso garante que os ácaros adultos e seus ovos sejam totalmente eliminados.

“Além de uma molécula inovadora em sua composição, dentre as principais vantagens de EXZOLT® está o método de aplicação, uma vez que, é administrado via água de bebida. Além disso, o produto tem indicação em bula para tratamento destes ácaros, o que o torna uma importante ferramenta ao avicultor”, explica André Gomes, gerente de Produtos da Unidade Avicultura da MSD Saúde Animal.

Conhecido cientificamente como Dermansyssus Gallinae e popularmente como “piolho de galinha”, o ácaro vermelho é uma das cinco principais pragas da avicultura. Quando atacadas, as aves têm grande irritabilidade, estresse generalizado, perda de peso, diminuição da postura e anemia. Se o ectoparasita não for controlado, a criação fica extremamente debilitada, podendo chegar à morte. Na natureza, esses parasitas, que também estão presentes em outras espécies de aves, não causam muitos danos, já que os animais possuem suas próprias defesas, além de estarem expostas ao sol – o que não ocorre nas granjas. No confinamento, os ácaros se alimentam das aves, principalmente, durante a noite e podem acabar parasitando também os avicultores, causando coceira intensa e irritação da pele.

EXZOLT® chega ao mercado como mais uma ferramenta de combate a esse tipo de praga e se propõe a trazer uma evolução para a avicultura brasileira. Com a mensagem “Evoluir depende de você”, o produto tem por objetivo: o melhoramento do bem-estar das aves, eliminando drasticamente o seu estresse, e traz uma forma exclusiva de manejo sanitário correto. Outra vantagem da medicação é a eliminação definitiva da exposição dos trabalhadores e aves a produtos aplicados via spray que não são tão eficientes, já que o parasita se esconde em frestas e ranhuras de difícil acesso ao spray. “A MSD traz ao Brasil uma solução que proporciona segurança alimentar para o consumidor. Com um período de retirada de zero dia, os ovos das galinhas tratadas com EXZOLT® são seguros para consumir, tornando a ferramenta ideal para manter a saúde e bem-estar das aves e, principalmente, a saúde econômica do avicultor”, ressalta Gomes.

O especialista também adverte que aliada à medicação é preciso que o avicultor fique atento à realização de um trabalho preventivo para evitar nova infestação do ácaro vermelho, com o uso de melhores métodos de limpeza do aviário.

Para saber mais sobre o os produtos EXZOLT®, basta acessar o site: http://www.exzolt.com.

Fonte: MSD Saúde Animal

◄ Leia outras notícias