Governo

Ministro recebe pleitos dos setores de trigo, arroz, tabaco e maçã

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, se reuniu, na tarde da última quarta-feira (22/06), em Brasília (DF), com representantes das cadeias produtivas de trigo, arroz, tabaco e maçã


Publicado em: 27/06/2016 às 16:15hs

Ministro recebe pleitos dos setores de trigo, arroz, tabaco e maçã

O objetivo foi discutir a importância econômica desses segmentos e ouvir as demandas. Participaram do encontro os secretários Eumar Novak (Executivo), Neri Geller (Política Agrícola) e Luis Rangel (Defesa Agropecuária), a senadora Ana Amélia, e os deputados Luís Carlos Heinze, e Valdir Colatto. O Sistema Ocepar foi representado pelo gerente da área técnica e econômica (Getec), Flávio Turra, que também preside a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno.

Demandas – As demandas apresentadas incluem uma maior cobertura de seguros, principalmente para a fruticultura e triticultura, que tiveram perdas com geadas e chuva fora de época no ano passado. Representantes da triticultura pediram um apoio nessa área e ressaltaram o problema de logística, que encarece a produção e facilita a entrada de trigo mais barato de outros países. Preço também foi pauta de representantes da cadeira orizícola. Prefeitos de municípios produtores de tabaco e representantes desta cultura pediram interlocução de Maggi com o Ministério da Justiça para auxiliar no combate ao contrabando.

Interlocução - Na ocasião, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a importância dessas cadeias para o desenvolvimento econômico do Estado. “Experiente produtor rural, o ministro Blairo Maggi foi muito claro ao dizer o que pode ou não ser atendido neste momento de crise”, destacou. Blairo Maggi frisou que o momento econômico é complicado para investimentos, mas se colocou à disposição para articulações necessárias e dar andamento a demandas onde a burocracia está dificultando o desenvolvimento dessas cadeias.

Fonte: Agência Senado

◄ Leia outras notícias