Governo

Ministro dos portos diz que desafio do setor portuário é impulsionar economia brasileira

Segundo ele, a via marítima representa mais de 80% do fluxo de comércio em dólares


Publicado em: 13/10/2015 às 18:30hs

Ministro dos portos diz que desafio do setor portuário é impulsionar economia brasileira

“Hoje, a via marítima representa mais de 80% do fluxo de comércio em dólares e cerca de 95% das toneladas exportadas. Somos um país que tem no seu agronegócio uma grande força para o equilíbrio da sua balança comercial e da sua economia”, destacou o ministro dos portos, Helder Barbalho, sobre a pasta que, segundo ele, é estratégica para impulsionar a atividade produtiva, aumentar a eficiência do escoamento e facilitar as exportações.

O ministro destacou que o desafio é se dedicar a abrir caminhos para que as empresas cresçam, com um mínimo de perda por problemas de transporte, dentro de prazos e custos razoáveis. “Temos recursos para investir e temos uma parte importante do caminho andado. Então, esta é a hora da realização, em que nada pode ficar para depois”, afirmou.

O ministro lembrou que boa parte das ações estão em planos e programas da SEP (Secretaria Especial de Portos) e que esse trabalho tem que ter continuidade. “Fazer mais com o que temos, como lembrou nossa presidenta”, disse, acrescentando que outro desafio é melhorar as condições de trabalho dos profissionais empregados na cadeia produtiva.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias