Milho e Sorgo

Milho segunda safra: a bola da vez

A segunda safra de milho, originalmente chamada de safrinha, teve um enorme crescimento nos últimos anos e hoje sua produção é bastante superior à da primeira safra


Publicado em: 03/09/2015 às 18:40hs

Milho segunda safra: a bola da vez

No ano agrícola de 2014/15, a produção de milho no Brasil está estimada em 84,3 milhões de toneladas, sendo que a primeira safra representa 35,95% desse total (30,3 milhões de toneladas) e a segunda safra é responsável por 64,05% (53,997 milhões de toneladas).

O cultivo de milho safrinha no Brasil iniciou-se no final da década de 1970, no Norte do Paraná, após perdas enormes com a grande geada de 1975, que dizimou muitos cafezais e descapitalizou agricultores da região. Inicialmente, as lavouras eram conduzidas com poucos investimentos e apresentavam baixas produtividades. Mas, em função do baixo custo de produção do milho safrinha quando comparado ao do trigo, cultivo tradicional de outono-inverno, os produtores paranaenses insistiram na atividade.

Hoje, a realidade é bastante diferente. Após três décadas de intensificação do cultivo de milho safrinha, o que se observa é a expansão para outras regiões do país, principalmente o Centro-Oeste, e um crescimento de produção impressionante.

Em 30 anos, a produção de milho segunda safra aumentou mais de 110 vezes. Em 1984/85, foi de 483,8 mil toneladas. Já em 2014/15, chega a quase 54 milhões de toneladas. A área plantada aumentou aproximadamente 25 vezes. Passou de 373 mil hectares em 1984/85 para quase 9,6 milhões de hectares em 2014/15.

Como os números mostram, a produção cresceu muito mais do que a área cultivada e isso se explica pelo aumento do nível tecnológico das lavouras, que garantiu ganhos expressivos de produtividade. Em 1984/85, a produtividade média foi de 1.297 quilos por hectare. Já em 2014/15, a produtividade estimada é de 5.625 quilos por hectare, um aumento de 333,7%.

Para discutir essa atividade cada vez mais expressiva no cenário agrícola, será realizado em novembro o XIII Seminário Nacional de Milho Safrinha. O evento, que ocorre em Maringá-PR, tem como tema "30 anos de inovação em produtividade e qualidade".

Para o presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e pesquisador da Embrapa Décio Karam, é importante discutir o manejo cultural na segunda safra, pois há diferenças em relação à safra de verão. "Ocorre flutuação de incidência de pragas, doenças e plantas daninhas devido às mudanças nas condições climáticas", comenta.

Décio destaca que um avanço importante foi o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas para o cultivo na segunda safra. "Os materiais genéticos foram fundamentais para o crescimento da safrinha", afirma.

O Seminário tem por finalidade apresentar e discutir avanços técnico-científicos, o cenário e as tendências, bem como apontar soluções para os principais entraves à evolução do cultivo de milho safrinha. Nesse sentido, busca promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, professores, universitários, agrônomos, técnicos de extensão rural, membros de cooperativas agrícolas, empresas ligadas ao agronegócio e à agricultura familiar, associações e produtores rurais.

As inscrições para o Seminário já estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 20 de setembro. Cada autor poderá encaminhar até dois trabalhos, que serão avaliados pelo comitê editorial do evento e, se aceitos, serão apresentados na forma de pôster.

A programação do Seminário engloba painéis sobre: situação atual da produção de milho safrinha no Brasil; práticas culturais e produtividade; controle de pragas; e manejo de doenças.

Serviço

O XIII Seminário de Milho Safrinha será realizado em Maringá-PR, no Excellence Centro de Eventos, no período de 24 a 26 de novembro.

A organização do evento está a cargo da Universidade Estadual de Maringá, e contará com o apoio da Embrapa Milho e Sorgo, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR).

Mais informações e inscrições pelo endereço: http://www.seminariomilhosafrinha2015.com.br/

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias