Milho e Sorgo

Milho MT: Expectativa é que novos leilões de Pepro ocorram

Depois de agosto ter se encerrado com as vendas da safra recém-colhida do milho mato-grossense ocorrendo através dos leilões de Pepro, setembro continua com o mesmo ritmo


Publicado em: 16/09/2014 às 18:30hs

Milho MT: Expectativa é que novos leilões de Pepro ocorram

Na última quinta-feira (11) o terceiro leilão de Pepro deste ano negociou cerca de 1,4 milhão de toneladas, da oferta inicial de 1,5 milhão para o Estado, com pouquíssimos negócios de milho ocorrendo no mercado sem participação do leilão. Até agora cerca de 3,66 milhões de toneladas de milho mato-grossense foram negociadas através do leilão, representando cerca de 21% da produção total da safra mato-grossense 13/14.

Da liberação de R$ 500 milhões pelo governo para a realização do Pepro em 2014, foram utilizados até o terceiro leilão cerca de 34% do recurso. Caso seja utilizado o que foi previsto inicialmente ainda resta grande parte do recurso. Por causa dos baixos preços atuais, a expectativa do mercado é que novos leilões continuem ocorrendo, e que o auxílio do prêmio, que hoje gira próximo a R$ 2,58/sc, na média dos três leilões, possa facilitar a comercialização da safra, que segue atrasada, assim como possibilitar um prejuízo um pouco menor para os produtores. Na próxima quinta-feira (18) um novo leilão já está previsto, com a oferta de 1,45 milhão de toneladas para Mato Grosso.

Leia o boletim na íntegra no site do Imea