Análise de Mercado

Mexichem adquire participação majoritária da Netafim, líder mundial em soluções inteligentes de irrigação

Mexichem, líder mundial em tubulações de plástico, produtos químicos e petroquímicos, anunciou que concordou em adquirir uma participação de 80% da Netafim Ltda. dos atuais acionistas: a gestora de fundos Permira, o Kibbutz Magal e o Kibbutz Hatzerim


Publicado em: 11/08/2017 às 07:20hs

Mexichem adquire participação majoritária da Netafim, líder mundial em soluções inteligentes de irrigação

A conclusão da aquisição está sujeita às aprovações regulatórias e espera-se que ocorra durante o quarto trimestre de 2017.

Como parte do acordo, a Mexichem adquirirá todas as ações do fundo da Permira (61%), ações do Kibbutz Magal (6%) e parte das ações do Kibbutz Hatzerim, que atualmente detém 33% e reterá participação de 20% da empresa. O valor total da empresa em transação é de US$ 1,895 bilhão.

Fundada em 1965 no Kibbutz Hatzerim, em Israel, a Netafim foi pioneira na irrigação por gotejamento e tornou-se o principal fornecedor mundial de soluções de irrigação inteligente. As soluções da Netafim estão ajudando milhões de agricultores a aumentar significativamente seus rendimentos ao mesmo tempo em que economizam água e outros insumos agrícolas.

A Netafim opera em mais de 30 países, possui 17 fábricas e vende para mais de 100 países.

Nos últimos anos, a Netafim apresentou resultados financeiros sólidos – com um crescimento significativo da primeira linha e melhorando a lucratividade, atingindo vendas de US$ 855 milhões em 2016, e investiu na penetração de novos mercados e no fortalecimento de sua oferta.

A base sólida da empresa, seus bons resultados financeiros, juntamente com o seu potencial de crescimento após seu investimento em motores de desenvolvimento, levaram a decisão da Mexichem de investir na Netafim e fortalecer sua oferta no segmento de irrigação.

Segundo o acordo, as partes comprometeram-se a manter as principais atividades da Netafim em Israel, incluindo atividades de P&D e produção por muitos anos.

Antonio Carrillo Rule, CEO da Mexichem, comentou sobre a aquisição: “Está é uma aquisição transformadora que permite o avanço da Mexichem para produtos e soluções especiais. A sinergia entre as empresas permitirá fortalecer a posição da Netafim como uma líder inovadora em um mercado de alto crescimento, o de micro-irrigação. A Netafim tem uma longa história de estar na vanguarda da criação de soluções inteligentes para o mercado de irrigação. Essa aquisição permitirá à Mexichem ter acesso a essa tecnologia inteligente que, eventualmente, pode ser aplicada para criar outras soluções industriais inteligentes.”

Ran Maidan, Presidente e CEO da Netafim, disse: “Estávamos à procura de um parceiro estratégico para a Netafim, que nos permitirá continuar desenvolvendo a empresa e levá-la ao próximo nível. Estamos orgulhosos por conquistar a confiança de uma empresa líder como a Mexichem e acredito que juntos podemos garantir o crescimento e o sucesso da Netafim”. Ran acrescentou que “as condições do acordo mantêm a identidade israelense da Netafim, com o compromisso de manter as atividades principais da empresa em Israel por muitos anos”.

Torsten Vogt, sócio e co-chefe da divisão industrial, acrescentou: “A Netafim é um negócio excepcional e estamos orgulhosos de ter apoiado o crescimento da empresa e sua missão crítica de conservação e proteção dos recursos hídricos. No decorrer da nossa parceria com a administração da Netafim, os Kibbutz Hatzerim e Magal, a empresa foi transformada em um líder global de primeira classe, com um foco aprimorado na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, além da expansão do impacto e dos recursos. Foi um prazer trabalhar com a equipe gestora da Netafim e desejamos que eles e a Mexichem continuem com o sucesso”.

Eli Ben-Simon, do Kibbutz Hatzerim, acrescentou: “Estamos felizes em ter a Mexichem como nosso novo parceiro. Como investidor de longo prazo da Netafim, estamos ansiosos para continuar esta jornada com a Mexichem e continuaremos tendo uma parte significativa na atividade da Netafim durante muitos anos”.

Goldman Sachs, Centerview Partners e Bank of America Merrill Lynch atuaram como consultores financeiros da Netafim e seus acionistas, e Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP e EBN&Co atuaram como consultores jurídicos.

Fonte: Netafim

◄ Leia outras notícias